Início Atualidade “A WTRANSNET QUER CONTINUAR A SER A BOLSA DE CARGAS DE REFERÊNCIA PARA PORTUGAL”

“A WTRANSNET QUER CONTINUAR A SER A BOLSA DE CARGAS DE REFERÊNCIA PARA PORTUGAL”

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“A WTRANSNET QUER CONTINUAR A SER A BOLSA DE CARGAS DE REFERÊNCIA PARA PORTUGAL”

A comunidade da Wtransnet possui mais de 11 mil empresas associadas na Península Ibérica, estando conetados eletronicamente para melhor coordenar os processos de transporte. Assim, todas as soluções da empresa permitem que os seus clientes e parceiros interajam diariamente. Para melhor entender, de que soluções estamos a falar?
Quando a Wtransnet entrou no mercado em 1996, fê-lo com uma inovadora tecnologia capaz de associar cargas e camiões em tempo real, através da criação de uma plataforma pioneira que viria a permitir a colaboração entre empresas de transporte num ambiente de segurança e confiança.
Com o passar do tempo, a Wtransnet converteu-se na bolsa de cargas líder na Península Ibérica. Uma posição privilegiada que foi recentemente alargada ao resto do continente, após a sua incorporação em 2018 no Grupo Alpega. Isso significou criar uma comunidade, com a Teleroute e 123Cargo, que está presente em 80 países e agrega 70.000 profissionais do transporte, disponibilizando diariamente mais de 200.000 ofertas de cargas e camiões.
A Wtransnet oferece à transportadora uma ferramenta online para partilhar informações de empresas com rotas diárias para um destino e mostra-as a todos os seus associados para que, se algum deles estiver a trabalhar na rota inversa, possam entrar em contacto para a subcontratação das suas viagens.
Tudo isto impulsionado com um sistema exclusivo de correspondências que calcula e associa em tempo real as ofertas de cargas e camiões existentes na bolsa, assim como o Motor de busca de associado mais completo e fiável do setor, WFinder, onde se recolhe informação detalhada e permanentemente atualizada de empresas de transporte e logística de toda a Europa.
Sempre dentro de um ambiente seguro de trabalho, sendo a única bolsa de cargas do mercado, juntamente com a sua homóloga Teleroute, que proporciona Garantia de pagamento de forma instantânea antes de carregar o camião. Além disso, a Wtransnet conta com um Serviço de mediação eficiente que ajuda os clientes a cobrar as suas faturas, com uma taxa de sucesso de 95%.
Também não nos podemos esquecer do nosso sistema QAP (Quality Assurance Policy), a partir do qual filtramos as empresas que querem aceder à bolsa de cargas, além de realizar uma monitorização contínua do seu comportamento para que se ajuste às normas aceites no momento da contratação.
E, evidentemente, um apoio ao cliente que funciona de forma séria e responsável: a cada novo registo é atribuído um gestor pessoal (Business Assistant) para assessorar a gestão da plataforma e a procura de oportunidades de negócio.

Como se encontra atualmente o setor da logística nos países em que a Wtransnet atua?
2020 despede-se com 4,5 milhões de ofertas de cargas tendo como origem e/ou destino a Península Ibérica registadas na plataforma, testemunhando a superação da crise do coronavírus e delineando perspetivas animadoras para 2021.
A primeira metade do ano foi marcada pela pandemia e pela paralisação da atividade comercial, especialmente até à Semana Santa. A partir desse momento, as cargas começaram a estabilizar-se e, graças a uma excelente campanha de verão e ao último trimestre com melhores dados que em 2019, pode afirmar-se que 2020 se despediu com uma nota positiva.
As ofertas de cargas para a exportação não deixaram de subir na última metade do ano, com um incremento ainda mais notável a partir de setembro. Assim, registaram-se quatro meses consecutivos com números acima dos registados no mesmo período do ano passado, 30% superiores.
As ofertas de cargas para importação traçaram um caminho semelhante ao das exportações e, desde o seu ponto mais baixo no mês de maio, aumentaram até ao ponto de os números do último trimestre de 2020 se situarem próximos dos registados no mesmo período do ano anterior.
Ao nível doméstico, as ofertas de cargas tendo como origem e destino a Península Ibérica, que correspondem a mais de metade do total de ofertas da bolsa de cargas da Wtransnet, também se afastaram dos números desanimadores do início do ano.
Entramos em 2021 com dados que nos transmitem esperança, com um fluxo que se comportou de forma muito positiva na última fração do ano recentemente concluído. Em todo o caso, as perspetivas são boas para o transporte rodoviário de mercadorias.
Nós, na Wtransnet, queremos o mesmo que os nossos clientes: a maior eficiência no transporte através da otimização da gestão de frotas e capacidades. A Wtransnet quer continuar a ser a bolsa de cargas de referência para Portugal, um mercado estratégico que sabemos estar muito orientado para o âmbito internacional.
Para obter mais informações sobre a atividade da bolsa de cargas e camiões da Wtransnet, consulte o relatório completo aqui (https://pt.wtransnet.com/indicador-cargas).

Os principais players do setor são unânimes na identificação dos principais desafios que se colocam e que de alguma forma poderão continuar a marcar o seu futuro. Para a Alpega, quais têm sido esses desafios e de que se forma se pretendem colmatar?
Acreditamos que o transporte ainda não é eficiente: viajam camiões em vazio nas nossas estradas e, se pudermos facilitar a comunicação e a interação entre carregadores e transportadores, haverá mais oportunidades.
Na Wtransnet, estamos a dar forma a essa colaboração, fornecendo soluções para tornar o transporte e a logística um sector mais eficiente e lucrativo. Também não podemos esquecer a redução das emissões. Os objectivos de Wtransnet a este respeito são claros: temos as melhores soluções e o nosso trabalho é integrá-las de forma perfeita.
Perante a crise, as empresas de transporte tiveram de oferecer uma maior capacidade de resposta. Plataformas como a Wtransnet permitem não só trabalhar com maior eficiência, como também antecipar-se ao futuro. Um papel que foi chave durante a pandemia provocada pelo coronavírus, contribuindo para que a Supply Chain fornecesse uma resposta rápida.
A solução de Wtransnet é muito simples: criámos uma rede de colaboração de transporte na Europa, em que partilhamos informações online de empresas que têm percursos diários para um destino e apresentámo-las a outras empresas que, se estiverem a trabalhar no percurso inverso, podem ser contactadas para otimizar as respetivas viagens. O acesso em tempo real a estas informações permite tomar melhores decisões e contar com alternativas para a contratação.
Durante estes meses, e assim continuaremos no futuro, apostámos no fortalecimento da colaboração, promovendo a entrada de novos membros na comunidade e oferecendo um acompanhamento intenso por parte do nosso serviço de apoio ao cliente com a finalidade de ajudar os nossos associados a tirar o máximo partido da nossa ferramenta. Tudo isto tendo como aliada a tecnologia, que sempre considerámos como um facilitador da cooperação.

Certo é, a Alpega utiliza como metodologia de trabalho a inovação. Podemos afirmar que a eficácia dos serviços já abordados, vai ao encontro desta constante procura na evolução tecnológica? No âmbito de compromisso tecnológico, o que podemos esperar da Alpega em 2021?
Cenários de crise como o atual devem servir para aprender e propor alternativas ao que se estava a fazer até então. Também demonstram a necessidade de uma maior digitalização do setor e de continuar a avançar em soluções de colaboração como aquelas oferecidas pela nossa bolsa de cargas.
O futuro reserva uma tecnologia capaz de comunicar entre si, integrada para facilitar ao utilizador a respetiva adoção e utilização. Assim, estamos convictos de que as bolsas de cargas estarão cada vez mais vinculadas aos Sistemas de Gestão de Transportes (TMS). O Big Data será capaz de prever as tendências do mercado a curto prazo, com base na utilização da nossa plataforma, permitindo às empresa de transporte prever a respetiva capacidade e a necessidade de subcontratação de prestadores de serviços.
Tudo o que está relacionado com a interação pessoal e as relações laborais assumirá um cariz assumidamente digital, devendo adaptar-se na íntegra a todas as vertentes desta nova mudança, situação em que a Wtransnet se baseia há anos, com uma plataforma perfeitamente ajustada às solicitações impostas pelo mundo pós-Covid.
Enquanto Grupo Alpega sempre percebemos a tecnologia como um facilitador de colaborações e, portanto, estamos numa posição privilegiada para enfrentar a nova realidade. Em 2021, continuaremos a ouvir as necessidades do mercado como sempre e propomos uma ferramenta inteligente que nos permite continuar a trabalhar e colaborar com maior eficiência neste novo cenário.