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O desafio de comunicar a Sustentabilidade

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O desafio de comunicar a Sustentabilidade

Por Mafalda Flores, CEO da Blood.Com e Luís Simão, Owner & Coach Executivo da Greatboom.

A sustentabilidade assume-se como identidade da organização
As empresas precisam de estar em constante mudança, reforçando a sua relação com os seus públicos, incorporando novas exigências e padrões de consumo, e criando novas oportunidades de negócio alimentadas pelas atuais tendências ligadas à sustentabilidade como valor acrescentado.
As políticas e atitudes da empresa relacionadas à Responsabilidade Social e à Sustentabilidade constituem, assim, um importante argumento a ser utilizado na comunicação organizacional. As ações voltadas para estas práticas contribuem para a formação da imagem e, consequentemente, da reputação da empresa. As pessoas vão percecionar a empresa pela maneira que ela lida com seus diversos públicos, as informações que divulga e as suas atitudes na sociedade.

Impacto a nível interno – envolvimento, proximidade e compromisso dos colaboradores   
Numa visão mais orientada para o seu público interno, atuando na mudança de paradigma ligada ao meio ambiente e do ecossistema, é fundamental o envolvimento dos colaboradores na criação e desenvolvimento de práticas eficazes.
Uma estratégia de liderança e comunicação fortes promovem, de forma natural, um aumento da motivação e sentimento de pertença por parte dos colaboradores, que muitas vezes são o motor para a criação de planos e praticas de valor. Criam-se grupos de trabalho, planos estratégicos de continuidade, avaliação e, em alguns casos, áreas de especialização de acordo com cada setor de negócio.  Em consequência, existe ainda a viabilidade de inclusão da família nos projetos, criando-se uma maior proximidade de todos com a empresa.
Esta interação vem reforçar a oferta da empresa como uma opção credível, num mercado que se apresenta extremamente competitivo e mais atento aos níveis/tipo de consumo consciente. Havendo uma perceção efetiva, por parte do consumidor, do benefício causado pelas boas práticas de RSE e Sustentabilidade no planeta, em alinhamento com uma estratégia de comunicação transparente, apresenta-se como uma vantagem competitiva a vários níveis.

Consciencialização pelos consumidores – reputação positiva e posicionamento de marca
Todas estas preocupações e consequente práticas levadas a cabo pelas empresas, devem ser comunicadas, para todos os públicos, de dentro para fora. A forma de comunicar a sustentabilidade, está diretamente ligada à escolha do melhor canal, sendo que a informação deve ser direcionada para cada público em específico, pois não basta informar como também promover canais abertos de comunicação. Quanto mais focadas forem as mensagens no público específicos e pensadas nesta lógica, maior a probabilidade de serem eficientes e eficazes.
Os programas de políticas e de divulgação da RSE com maior sucesso centram-se, particularmente, na maneira como as mensagens chegam e são percebidas pelos recetores. Se a comunicação for dirigida neste sentido, as organizações conquistam uma imagem e reputação positivas, conquistando e fidelizando de uma forma genuína os seus Stakeholders tanto internamente como externamente.
Consequentemente, a própria valorização das organizações torna-se uma realidade, graças à consolidação da imagem de marca construída, que representará um dos seus maiores patrimónios intangíveis, fortalecendo o relacionamento dos públicos internos, como a permanência num mercado de exigências constantes.
Neste sentido, a comunicação das ações de Sustentabilidade e RSE devem ser vistas como um compromisso público e efetivo das suas ações, tanto para a sociedade em geral, como a nível interno. Se não houver coerência por parte dos discursos, isso pode ser imediatamente colocado em causa e ter consequências negativas a nível reputacional.
Comunicar sim, com assertividade e transparência!