Início Atualidade “A Domingos Salvador tem um comprometimento com a qualidade”

“A Domingos Salvador tem um comprometimento com a qualidade”

0
“A Domingos Salvador tem um comprometimento com a qualidade”

A Domingos Salvador é uma organização comprometida com a qualidade, para não só satisfazer as necessidades dos seus clientes, como também exceder as suas expetativas. De que forma é que, ao longo de tantos anos de história, a empresa continua a concretizar a célebre missão de se superar em todas as vertentes?
Sim, a Domingos Salvador tem um comprometimento com a qualidade. É uma caraterística que nos identifica, desde o primeiro dia e que se mantém ao longo destes 45 anos de história… “aquilo que é para ser feito, merece ser bem feito!”. No entanto, quisemos reforçar esta nossa caraterística através do processo de certificação da qualidade que obtivemos em 2019 com um sistema de gestão em conformidade com a ISO 9001:2015, pela AENOR e que temos mantido. É através deste esforço constante nas tarefas do dia-a-dia que nos conseguimos superar e prestar um serviço de qualidade aos nossos clientes.

Criar e manter uma relação de profissionalismo, rigor e confiança com cada um dos clientes e zelar pela saúde das suas empresas, prevenindo/resolvendo dificuldades e capitalizando vantagens e oportunidades é o que define a Domingos Salvador. Assim, que serviços e soluções a mesma disponibiliza e o que é que os torna distintos no mercado?
A Domingos Salvador presta serviços na área da Contabilidade, Consultoria Fiscal e Gestão de Recursos Humanos. Uma das coisas que nos distingue no mercado é a formação contínua e a especialização dos vários departamentos que fazem parte da nossa empresa, tornando-nos mais eficientes no apoio aos nossos clientes, independentemente da área de gestão do seu negócio. Paralelamente, também prezamos por manter um serviço personalizado, conhecendo a realidade intrínseca dos nossos clientes, no sentido de os poder ajudar com informação e soluções para os apoiar nas suas tomadas de decisão.

No dia 21 de setembro, o dia de São Mateus, padroeiro dos Contabilistas, foi instituído o “Dia Nacional do Contabilista”. Esta data celebra e homenageia o profissional da contabilidade. Podemos afirmar que neste último ano, o Contabilista Certificado teve reconhecimento e salvaguardou a importância da profissão?
Sem dúvida, este último ano que vivemos em pandemia e que ainda perdura, foi de facto um ano que destacou a importância da profissão. O apoio do Contabilista Certificado aos empresários foi fundamental para os manter “vivos”. Apesar do dia do Contabilista ter sido instituído muito antes da pandemia, não posso deixar de referir que o reconhecimento da profissão tomou preponderância neste tempo e é notório, nos dias de hoje, quer pelos empresários, quer pela sociedade em geral a importância e o valor do Contabilista Certificado.

Numa conjuntura que exige cada vez mais métodos de trabalho à distância e gestão eficiente do tempo, a contabilidade vira-se cada vez mais para o digital. Neste sentido, quais são os novos desafios e oportunidades no mercado nacional?
De facto a era digital é uma realidade. E, para a área da contabilidade não é uma novidade, pois é uma área que nas últimas décadas tem sofrido constantes adaptações à evolução digital. Ainda no VI Congresso dos Contabilistas Certificados em 2019, o tema centrou-se em liderar a profissão digital, ou seja, a procura do conhecimento dos desafios e oportunidades é uma constante, independentemente do contexto atual. No entanto, reconhecemos que o principal desafio que a era digital impôs à contabilidade, foi a resposta à necessidade crescente, por parte dos clientes, de ter informação disponível e acessível a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. Em termos de oportunidades, posso realçar a alteração do paradigma do papel do Contabilista Certificado, como um mero profissional que fornece informação, para um profissional que educa e apoia a tomada de decisões ao nível estratégico.

Só é possível uma transição para a contabilidade digital tendo as ferramentas adequadas, que agilizem o processo contabilístico? O que foi adotado pela Domingos Salvador?
Desde o início que a Domingos Salvador é pioneira na aquisição de materiais e programas informáticos que possibilitem um processo contabilístico mais célere e eficaz. Adicionalmente temos o uso de práticas internas que permitem a segurança de toda a informação. E, sendo este um ponto fulcral, a empresa dispõe de um técnico de tecnologias de informação de carácter permanente.

Acredita que as pessoas e, neste caso, os clientes da Domingos Salvador, já estavam, naturalmente preparados para esta transformação dos serviços da organização? Houve receios e preocupações?
Em condições normais, estamos a falar de um processo de adaptação, por parte dos nossos clientes, que seria feito de forma natural e gradual. Contudo, alteração de processos em tempos de pandemia é sempre um receio e uma preocupação, pois existem muitos fatores externos que condicionam o nosso trabalho, nomeadamente, os sociais e psicológicos. E, também, não podemos esquecer toda a logística que teve que ser adotada num curto espaço de tempo para a implementação do teletrabalho. Por esse motivo, não posso dizer que os clientes estavam naturalmente preparados para esta transformação, na verdade, ninguém estava, pois a pandemia afetou todos. Contudo, o processo foi feito dia-a-dia e os receios e preocupações foram substituídos por desafios e conquistas.

A terminar, podemos afirmar que a tendência da digitalização será o futuro do setor da contabilidade? De que forma a Domingos Salvador pretende acompanhar e marcar o seu forte posicionamento no mercado através da inovação?
Sim, sem dúvida. E, uma das medidas que a Domingos Salvador implementou foi a criação de uma plataforma onde todos os clientes que assim o desejarem, tenham um acesso direto e remoto a uma área reservada, onde está disponível diversa informação da sua empresa. Isto permite um acesso constante e ininterrupto. No fundo, esta medida, entre outras, como por exemplo, a integração de “Big Data” na construção de relatórios, permitem-nos destacar o nosso posicionamento no mercado e alcançar aquilo que definimos na nossa visão estratégica, que engloba uma cultura de crescimento sustentado.