Início Atualidade Economia Circular, uma corrida contra o tempo

Economia Circular, uma corrida contra o tempo

0
Economia Circular, uma corrida contra o tempo

A PahlConsulting nasceu com um propósito e uma ambição: ser uma empresa nacional e internacional de consultadoria de gestão, reconhecida como parceiro de confiança, pelos seus clientes. Após três anos de existência, a estratégia de adaptação ao mercado não podia estar a correr melhor. Quem o afirma é Cristina Ferreira, Managing Partner desta marca.

Licenciada em Economia e com mais de 20 anos de experiência na área da consultadoria de gestão, a nossa entrevistada acredita que um dos fatores que diferencia a atividade da empresa é o facto de estar sempre na linha da frente no que diz respeito aos mais variados assuntos que levantam discussão pública, desenvolvendo uma oferta centrada nas necessidades e desafios dos clientes.

Atualmente, a PahlConsulting investe em serviços que se relacionam com a Transformação Digital das Organizações, Cibersegurança, Economia Circular, Transformação de Dados em Conhecimento e Inovação, entre outros.

“Os temas da Transformação Digital e da Cibersegurança já eram uma preocupação nossa antes da pandemia. São conceitos que estão relacionados e é importante termos pessoas especializadas nestas áreas: no seio da Pahl Consulting, temos várias pessoas certificadas em Segurança de Informação e em Tecnologias associadas à Transformação Digital”, confirma Cristina Ferreira.

Contudo, e com a constante evolução a que a sociedade está sujeita, há outros temas e preocupações que começam a ser tidos em conta, como o da sustentabilidade e Economia Circular.

Com uma formação em Economia Circular pela Berkeley University, Cristina Ferreira acredita que é um tema incontornável em todas as organizações públicas e privadas, sendo que, mais tarde ou mais cedo, as mesmas terão de repensar a forma como se organizam, produzem e relacionam com clientes e fornecedores à luz dos princípios da circularidade. Assim, “ao terceiro ano, associamo-nos ao tema da Economia Circular porque ganhámos consciência da insustentabilidade do modelo atual de desenvolvimento das empresas e acreditamos que não pode haver projeto de consultadoria que não considere estes princípios”, adianta a nossa entrevistada.

A importância da Economia Circular e os seus benefícios

A Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, reparação, recuperação e, só no fim, reciclagem de materiais e energia, que substitui a noção de fim-de-vida por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado. Atualmente, a Economia Circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos.

“Acho importante que as pessoas saibam que, se continuarmos a consumir recursos como temos feito até este momento, precisamos de 2,5 Planetas Terra em 2050. Ainda há muita falta de consciência por parte das empresas e do setor público em relação ao que é necessário aplicar. As pessoas ainda associam muito a Economia Circular à reciclagem e não é, é exatamente o contrário, é tentar fazer de tudo para evitar desperdícios e ter de reciclar o menos possível”, esclarece a Managing Partner da PahlConsulting.

Certo é, em fevereiro deste ano de 2021, o Parlamento votou o novo plano de ação para a Economia Circular, exigindo medidas adicionais para alcançar uma economia neutra em termos de carbono, sustentável, livre de substâncias tóxicas e totalmente circular até 2050. Mas, será que Portugal está num bom caminho até à meta? “Em Portugal, as empresas ainda têm de percorrer um longo caminho no que respeita a consciencialização e saberem o que é realmente a Economia Circular e como e aplica. Mas,  acredito que o consumidor final que está cada vez mais a valorizar produtos sustentáveis e está disposto a pagar mais por isso”, realça Cristina Ferreira, acrescentando que “a pandemia trouxe coisas boas para o ambiente, mas é tudo muito momentâneo e isso não chega. A verdade é que tivemos momentos em que, de facto, as pessoas consumiram menos recursos por estarem mais tempo em casa, por algumas fábricas terem parado, todos nós vimos uma série de situações em que o ambiente recuperou de forma nunca antes vista, como é o caso de Veneza, que voltou a ter peixes, entre outros exemplos”.

Contudo, e apesar de toda a efemeridade da Mãe Natureza, a nossa interlocutora acredita que os Fundos Europeus vão, possivelmente, impulsionar a sustentabilidade das empresas em Portugal.

Além de todas as vantagens evidentes da Economia Circular, importa referir que hoje é apresentada também como um catalisador para a competitividade e inovação. Para Cristina Ferreira, “acredito que a sustentabilidade tem valor, que as pessoas estão dispostas a pagar mais por saberem que estão a comprar um produto que não é agressivo ao ambiente. Mesmo no Turismo, por exemplo, a sociedade está cada vez mais a optar por experiências naturais e sustentáveis. Mas, essencialmente, penso que estamos todos a trabalhar para conseguirmos deixar um mundo aos nossos filhos e aos nossos netos”.

“O primeiro passo é sensibilizar os nossos clientes”

Para a PahlConsulting, é primordial apoiar os seus clientes com soluções e ideias que permitam garantir o seu sucesso, nos diferentes setores, alcançando cada vez mais os objetivos de forma global num mercado em constante mutação e, com a Economia Circular, não é diferente. “O primeiro passo é sensibilizar os nossos clientes para a importância do tema e a parte boa é que sentimos que as empresas nos querem ouvir. Fazemos questão de informar, desde logo, quais são os princípios deste conceito: reduzir o consumo, repensar a forma como se produz (ecodesign e ecoinovação), reparar, aumentar o tempo de vida útil dos produtos e a reciclagem só vem no fim, quando mais nada há a fazer”, conclui Cristina Ferreira.

Nesta corrida contra o tempo, estará sempre a PahlConsulting na arte de sensibilizar e ajudar os seus clientes nesta transição para a sustentabilidade.