Luís Simão, Owner & Coach Executivo da Greatboom
Para além de poder ser uma mais-valia diferenciadora na execução eficaz do trabalho de cada colaborador, a aposta na formação profissional assume, significativamente, um papel determinante no alavancar de futuras oportunidades de carreira.
Até porque, ao assumirmos que a formação significa mais produtividade e mais conhecimento, torna-se uma ferramenta muito poderosa que pode solucionar possíveis baixos níveis de produção, em resultado de conhecimentos e competências insuficientes ou desajustadas. Integrado no plano estratégico das empresas, a formação fomenta um maior compromisso e entrega por parte dos colaboradores que se sentem motivados para um melhor desempenho das suas funções – adquirirem novos conhecimentos e habilitam-se para um contexto cada vez mais exigente onde a inovação, a criatividade, a necessidade de mudança e a competitividade são uma constante.
Dito isto, tendo em conta as diversas especializações e diferentes técnicas de abordagem existentes, a formação é já percecionada como veículo de excelência na valorização do capital humano e encarada como um investimento com retorno, não se limitando a um encargo extra no cumprimento da legislação do Código de Trabalho.
Complementarmente, também vemos já uma grande evolução na área do Coaching, encarado como um processo altamente eficaz que visa o desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionadas à conquista e alcance de resultados pré-definidos. Este processo único é reconhecido por produzir mudanças positivas e duradouras, tanto ao nível profissional, quanto pessoal.
Na sua essência base, o objetivo principal é apoiar empresas e/ou pessoas no seu desenvolvimento e serem cada vez melhores, ultrapassando dificuldades e receios, arranjando as melhores estratégias e alternativas, existem algumas variantes, que se adaptam às diferentes necessidades: business coaching, executive coaching, life coaching, health coaching, entre outros.
Importa, no entanto, reforçar e clarificar bem as diferenças de cada processo e metodologia, entre a Formação e o Coaching, de forma que os resultados desejados aconteçam e se consiga desenvolver e fazer crescer as pessoas. Estas duas competências juntas fazem com que o processo de evolução no campo profissional e pessoal do ser humano seja completo e satisfatório.
De forma a potenciarmos os resultados desejados e segundo estudos baseados no conceito revolucionário de investigação em torno das ciências do comportamento (Brief Social Psychological Interventions) fizeram emergir que algumas intervenções muito curtas podem ter efeitos significativos e duráveis sobre o comportamento.
Exemplos como a Autorregulação dos comportamentos: convidar as pessoas a refletir individualmente sobre os seus valores a partir de três questões precisas, colocadas numa ordem determinada, permite a essas pessoas melhorar de forma significativa e durável os seus próprios comportamentos; Passagem da intenção à ação: convidar as pessoas a refletir individualmente sobre quatro questões precisas, colocadas numa ordem determinada, permite aumentar de 60% a 80% a sua propensão a pôr em prática as suas próprias intenções; entre outros.
Estas intervenções influenciam os comportamentos agindo sobre o «estado de espírito»: modificam certas perceções e representações do próprio indivíduo, e fazem-no de forma definitiva.
O efeito destas intervenções pode mesmo aumentar ao longo do tempo, se o indivíduo estiver rodeado de outros que estejam a passar pela mesma mudança de estado de espírito: é o «efeito bola de neve» analisado por estudos recentes. Estas investigações, indicam que, se mudarmos 1º o mindset das pessoas, “abrirmos” a vontade de aprenderem e mudarem os seus comportamentos e hábitos, as horas de formação que damos, terão o efeito e eficácia desejada, mas nem sempre alcançada. Há sempre aquisição e alguma mudança, mas enquanto formadores e coaches e enquanto responsáveis de empresas, queremos sempre potenciar essas mudanças.
Desta forma, é importante algumas destas ações em equipa e/ou individuais para “abrir” o apetite e colocarmos as pessoas a refletir e complementarmos posteriormente com ações de formação especificas e orientadas às necessidades. Sabemos que existem profissionais no mercado que são cada vez mais eficazes nestas áreas e conseguem fazer despertar a vontade de querer saber mais e mudar para melhor.
Olhando mais especificamente para uma estratégia de liderança, que se faz presente nas organizações atuais, nomeadamente num contexto pandémico onde se pratica uma gestão de proximidade à distância, a vertente do Coaching Executivo e de Liderança é cada vez mais visto como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do potencial e das competências de um líder, atuando como um complemento dos programas de formação e educação para uma liderança eficaz, onde a área da Comunicação se verifica essencial.
Formação e Coaching para desenvolver as capacidades de comunicar, liderar e motivar colaboradores!
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