Início Atualidade Danone Nutricia Portugal – Foco em disponibilizar e garantir o acesso a soluções nutricionais adequadas 

Danone Nutricia Portugal – Foco em disponibilizar e garantir o acesso a soluções nutricionais adequadas 

0
Danone Nutricia Portugal – Foco em disponibilizar e garantir o acesso a soluções nutricionais adequadas 

Rita Horta, Country Manager da Danone Nutricia Portugal

Fala-se cada vez mais de nutrição especializada, tanto para Adultos como no campo da Alimentação Infantil. De que forma a Danone Nutricia Portugal tem fomentado e promovido a importância desta temática?
A missão da Danone Nutricia é “Nutrir Todas as Fases da Vida” e, por isso, o nosso foco está em ajudar a disponibilizar e garantir o acesso a soluções nutricionais adequadas aos vários grupos populacionais, desde os bebés saudáveis a bebés com desafios de saúde (alergias, doenças metabólicas entre outras), bem como à camada de população mais velha e pacientes com malnutrição associada à doença. Disponibilizamos para isso produtos nas várias áreas, como Aptamil e Fortimel, com evidência científica, estudos clínicos e composição avançada. Estamos também em contacto e damos suporte aos vários intervenientes, tanto profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos) como sociedades científicas, associações de pacientes e entidades decisoras, para implementar protocolos de tratamento, dar educação relativa aos benefícios dos vários produtos e interagir com outros intervenientes no sentido de aumentar a acessibilidade deste tipo de nutrição, tão impactante na vida de muitos pacientes.

Quais os motivos pelos quais os suplementos nutricionais orais se têm tornado cada vez mais reconhecidos como um aspeto central no contexto da COVID-19?
Doentes com polipatologia, com o sistema imunitário comprometido e/ou com malnutrição associada, são os que apresentam piores resultados clínicos e maior mortalidade associada. No seguimento do descrito foram criadas orientações Europeias precisas, referentes à gestão nutricional de doentes com COVID-19 pela ESPEN (Sociedade Europeia para a Nutrição Clínica e Metabolismo), e publicada uma norma da DGS em Portugal que visa a implementação das mesmas. Esta orientação prática, foca-se na prevenção e tratamento da malnutrição associada à COVID-19 no âmbito de Unidades de Cuidados Intensivos, ou na presença de idade avançada e polipatologia, uma vez que são os que apresentam um maior risco de malnutrição. A malnutrição associada à COVID-19, revela-se como um fator de risco independente no aumento da mortalidade.

A Danone Nutricia Portugal trabalha diariamente, com médicos e profissionais de saúde, para juntos proporcionarem um melhor cuidado, sendo que os Suplementos Nutricionais Orais fazem parte dos muitos temas a serem realçados. Para melhor entender, como nos pode descrever a importância dos mesmos no combate à malnutrição relacionada com doença?
O papel da Nutrição Clínica é essencial na gestão da malnutrição associada à doença, tendo por isso um papel chave na recuperação das doenças, como por exemplo o cancro, AVC, COVID-19, doenças inflamatórias do intestino, entre muitas outras, aumentando a qualidade de vida e a sobrevivência dos doentes. Grande parte dos protocolos internacionais e nacionais de tratamento de doenças ou condições clínicas, como é o caso da oncologia, COVID-19, disfagia e internamento em UCI, inclui recomendação de uso da alimentação entérica e, nomeadamente, os suplementos nutricionais orais. Por exemplo, num doente oncológico é muito importante o uso deste tipo de alimentos, desde uma fase precoce da doença, para prevenir a perda de peso resultante do estado catabólico em que se encontra o organismo. Ao reforçarem o seu estado nutricional numa fase precoce da doença, os doentes vão conseguir suportar melhor os tratamentos, como a quimioterapia e radioterapia, impactando assim positivamente na sobrevivência destas pessoas.

Em termos de recomendação e utilização dos suplementos nutricionais orais o que corre bem e o que falta fazer em Portugal?
Neste último ano esta categoria tem crescido bastante e vemos um aumento substancial da sua relevância, potenciada pelo trabalho feito em termos de educação dos vários intervenientes, sensibilização junto dos doentes e acessibilidade aos produtos por parte da indústria. No entanto, ao contrário do que se passa noutros países europeus, em Portugal não existe comparticipação dos alimentos para fins medicinais específicos, que têm de ser usados para garantir a correta nutrição em doentes que apresentam determinada condição ou doença. Acabam por estar apenas disponíveis para quem tem capacidade financeira para os adquirir. A falta de equidade no acesso à suplementação nutricional oral especializada faz com que haja vários doentes que não estejam a beneficiar do melhor tratamento para a sua condição clínica. A comparticipação destes produtos viria colmatar a equidade no acesso aos mesmos, impactar positivamente os resultados clínicos dos doentes e, contribuir para a redução dos custos do nosso sistema de saúde, uma vez que a malnutrição devido à doença, impacta muitas vezes o tempo de recuperação e leva a readmissões hospitalares, que poderiam ser evitadas.

Qual a posição da Danone Nutricia neste mercado?
A Danone Nutricia é líder de mercado nesta categoria com marcas de referência como o Fortimel. Temos os nossos produtos disponíveis em meio Hospitalar, Farmácia e Parafarmácia. O facto da Danone Nutricia ser a 1ª empresa em Portugal a juntar debaixo da mesma gestão local o portfólio de alimentação infantil e nutrição clínica, permite-nos oferecer um portfólio e serviço mais abrangentes e completos, com respostas científicas inovadoras.

Vários são os produtos que a Danone Nutricia Portugal oferece e, neste caso, o Fortimel traz vantagens comprovadas, com melhores resultados clínicos. Em que momento podemos optar por este Suplemento Nutricional?
Fortimel é um suplemento nutricional oral indicado para a gestão nutricional de doentes malnutridos ou com risco de malnutrição associada à doença. Destaca-se por ter algumas gamas únicas no mercado como Fortimel Compact Protein Sabores Sensoriais, desenvolvido para doentes oncológicos com alterações de paladar. Produto único e muito relevante, dado que 70% dos doentes oncológicos sofrem alterações de paladar e no olfato, na sequência dos tratamentos a que são sujeitos. E Fortimel Advanced, uma fórmula única desenhada para a recuperação funcional dos doentes com eventos agudos como as fraturas da anca ou AVC. O Fortimel Advanced é o único produto com indicação na sarcopenia, doença que se caracteriza pela perda de força e massa muscular.

E quais os grandes sucessos que considera terem alcançado nos últimos dois anos, desde que chegou a Portugal e reestruturou a equipa
O maior sucesso é contribuir para crescimento a duplo dígito em Portugal, desta categoria tão importante, tanto junto dos prescritores, como também dos pacientes. Estamos neste momento a lançar uma campanha cujo embaixador é o Júlio Isidro, de 75 anos tendo sido ele próprio um doente COVID-19, agora recuperado. Em relação ao negócio estou muito satisfeita com o processo que liderei de integração de duas empresas em Portugal: a divisão de nutrição clínica e a divisão de nutrição infantil. Passámos a ter um Comité de Direção Local, que já não existia desde 2013. Por outro lado, criámos e reformulámos áreas que não existiam localmente de que é exemplo o Departamento Médico. Também o facto da nova organização resultar de uma junção e reorganização de equipas que antes existiam por separado, obrigou-nos a investir significativamente em formação, de que são exemplos as ações em: Desenvolvimento de equipas de Farmácia, de Direção e de competências digitais a nível transversal. Em dois anos criamos uma equipa local altamente experiente, ágil e motivada para trabalhar categorias e marcas, mas também impactar positivamente a sociedade com uma missão clara.