Início Atualidade “Queremos contribuir ativamente para que a descarbonização aconteça”

“Queremos contribuir ativamente para que a descarbonização aconteça”

0
“Queremos contribuir ativamente para que a descarbonização aconteça”

O Hidrogénio Verde assume um papel central, enquanto opção eficiente para promover, aprofundar e facilitar a transição energética e, em simultâneo, como oportunidade de desenvolvimento económico, industrial, científico e tecnológico no quadro europeu. Assim, quão importante tem sido para a CM de Torres Vedras promover e apostar na utilização do Hidrogénio, enquanto passo vital para a Neutralidade Carbónica do país?
A aposta de Torres Vedras no combate e na mitigação das alterações climáticas já vem de longe, com particular destaque para as medidas tomadas na última década, que foram do investimento em medidas de eficiência energética, à aposta na mobilidade elétrica e à arborização do Concelho.
Foi por isso que sempre acreditámos no hidrogénio e no papel que virá a ter para, precisamente, alcançarmos a neutralidade carbónica. Foi com muito agrado que assistimos ao desenvolvimento da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, reflexo da aposta do Governo português na transição energética de que o país e o planeta necessitam.
Queremos contribuir ativamente para que a descarbonização aconteça com a rapidez e eficiência necessárias, utilizando os dados e meios que temos ao nosso dispor. E o hidrogénio surge, precisamente, como uma solução disponível e viável. Não termos dúvidas de que esse é o caminho a seguir, somos parceiros da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, com quem temos vindo a promover diversas iniciativas ao longo dos anos.
Recentemente, tivemos a oportunidade de dar um importante passo para cumprir este objetivo de utilizar hidrogénio verde no concelho de Torres Vedras, com a assinatura do memorando de entendimento para a criação do Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen.

No decorrer da conferência “Torres Vedras rumo à Neutralidade Carbónica”, a qual se realizou no dia 30 de junho, no Parque Regional de Exposições, no âmbito da Feira de S. Pedro, foi assinado um memorando de entendimento para a criação do Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen. Qual o objetivo deste projeto?
O objetivo passa por concertar os esforços de uma rede de parceiros muito diversos, que podem dar um importante contributo para este processo de transição. Além de ser o elemento “agregador” desta plataforma, o papel do Município de Torres Vedras passa por promover e divulgar fontes de financiamento, alavancando a utilização do hidrogénio verde no nosso território.
Estamos a falar de um grupo de 28 entidades, que vão de empresas regionais e nacionais à Câmara Municipal e aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras. Acreditamos que esta é a forma mais eficaz de ir ao encontro da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, através de uma ação concertada e integrada que permita consubstanciar a transição para uma economia descarbonizada.

Tendo em conta todas as iniciativas promovidas pelo Município de Torres Vedras no que diz respeito ao Hidrogénio Verde, que impacto é que as mesmas terão nos cidadãos? Acredita que os portugueses já possuem sentido de responsabilidade e compromisso em relação a este tema?
Os cidadãos do concelho de Torres Vedras assumem uma postura muito pró-ativa, dando um sinal muito saudável de como a participação ativa pode enriquecer as políticas públicas. Somos frequentemente desafiados e estimulados para novos projetos, como foi o caso do “Compostim”, um projeto-piloto que promove a compostagem e que resulta de uma parceria entre os SMAS de Torres Vedras e dois cidadãos.
É claro que o inverso também acontece e que iniciativas como o Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen acabam por ter um efeito de “contaminação”, mobilizando as comunidades para a importância do hidrogénio verde, mas também do combate às alterações climáticas. E é aqui que quero chegar, ao papel decisivo que é assumido pelas autarquias locais e que resulta da sua proximidade com os territórios e as comunidades. No fundo, é um profundo conhecimento da realidade e dos players que podem fazer a diferença para que se cumpra a Estratégia Nacional para o Hidrogénio.

De que forma é que os cidadãos podem e devem contribuir para o sucesso de todas estas iniciativas sustentáveis apoiadas por Torres Vedras?
Iniciativas com estas caraterísticas, que almejam algo tão ambicioso como a transição energética, só poderão contribuir para uma mudança efetiva se contarem com o envolvimento ativo dos cidadãos. A participação é um traço incontornável do sistema democrático que muito prezamos. Só com o envolvimento de todos poderemos mudar hábitos e estilos de vida com vista à proteção do planeta e das gerações que vão continuar a habitá-lo.