Início Atualidade Centro Portugal Film Commission quer tornar região Centro “amigável” para as produções cinematográficas internacionais 

Centro Portugal Film Commission quer tornar região Centro “amigável” para as produções cinematográficas internacionais 

0
Centro Portugal Film Commission quer tornar região Centro “amigável” para as produções cinematográficas internacionais 

“A Centro Portugal Film Commission assume com estes novos órgãos sociais o compromisso de tornar o Centro de Portugal uma região film friendly. Os nossos objetivos são ambiciosos, mas são fundamentais e incontornáveis: elaborar a estratégia ‘Centro de Portugal no Cinema Mundial’; apoiar a identificação, catalogação e organização das film locations e dos demais recursos cinematográficos existentes no seu território, e a sua inclusão no guia de produção cinematográfico; promover, nacional e internacionalmente, o Centro de Portugal, destacando as suas film locations e os demais recursos de produção em fóruns internacionais especializados, quer em articulação de meios com a Portugal Film Commission, quer através de meios próprios; e elaborar um sistema padronizado de licenciamento para ocupação do espaço público para cinema, para ser adotado pelos municípios do Centro de Portugal”, destacou Adriana Rodrigues durante a tomada de posse, que aconteceu à margem do Festival ART&TUR, que está a decorrer em Aveiro.

“O segredo para o sucesso estará, no nosso entendimento, em conseguirmos estabelecer fortes redes colaborativas com os agentes públicos e privados, tanto da região como fora dela, em Portugal, na Europa e noutros continentes. É fundamental tornar o Centro de Portugal numa rede integrada de film locations. Temos a maior onda do mundo, aldeias com tradição, autenticidade e beleza incomparáveis, castelos e muralhas, lugares património mundial, um edificado e uma natureza ímpares. Estes são os cenários mais do que perfeitos para estas produções, sejam elas grandes, médias ou pequenas”, disse ainda a nova presidente da direção da CPFC.

“Para cumprir tudo isto será necessário viabilizar um instrumento financeiro regional que permita, por um lado, financiar projetos de captação e ajuda à produção nacional e internacional no Centro de Portugal; e, por outro, que ajude ao financiamento da ação da CPFC. Será, igualmente, fundamental, contar com parceiros interessados, envolvidos e ativos”, explicou Adriana Rodrigues.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, foi reconduzido à frente da Mesa da Assembleia Geral da CPFC. Em breves palavras, saudou a nova direção e realçou o facto de as Film Commissions poderem fazer muito “em prol do desenvolvimento dos destinos turísticos”. “A CPFC pode fazer muito pela promoção e valorização do território, da marca e dos destinos que compõem o Centro de Portugal, da mesma forma que dá um contributo inestimável à marca Portugal”, disse.

Por outro lado, acrescentou, “a CPFC tem a capacidade de reforçar a competitividade dos territórios, muito em particular dos territórios onde há mais assimetria, os quais podem ter na Centro Portugal Film Commission um fortíssimo aliado na procura de criar riqueza e de criar valor”.

A nova Direção da Centro Portugal Film Commission é presidida por Adriana Rodrigues e integra também Francisco Dias I Diretor do ART&TUR (vice-presidente), Mariana Calaça Batista I Consultora em Património, Turismo, Comunicação e Cultura (secretária), António Salvador I Empresário e Arquiteto (tesoureiro) e Daniel Pinto I Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (vogal). A Assembleia Geral é composta por Pedro Machado I Presidente da Turismo Centro de Portugal (presidente da mesa da Assembleia Geral), Paulo Cunha I Slideshow (secretário) e Luís Dias I Lobby Productions (vogal). O Conselho Fiscal é constituído por Vítor Ferreira I Diretor do Festival Caminhos do Cinema Português (presidente), António Costa Valente I Diretor do Festival Avanca (secretário) e Telmo Martins I Lobby Productions (vogal).

A Centro Portugal Film Commission é uma organização sem fins lucrativos e autónoma, em relação a entidades públicas e privadas, que visa atrair produções de cinema e audiovisuais para a Região Centro de Portugal. Tem como principais objetivos, entre outros, promover e divulgar a Região Centro e criar condições organizacionais mais favoráveis para a produção cinematográfica, diligenciar a captação de produções audiovisuais e contribuir para a notoriedade da marca Centro de Portugal.