Início Atualidade AED Days 2021, a maior edição de sempre do evento

AED Days 2021, a maior edição de sempre do evento

0
AED Days 2021, a maior edição de sempre do evento

O evento decorreu durante os dias 28 de setembro a 1 de outubro e, após uma edição totalmente digital em 2020, a expectativa e entusiasmo para um reencontro físico era grande. Felizmente, com a evolução positiva do contexto pandémico, foi possível à AED Cluster Portugal ter uma dinâmica híbrida que em muito contribuiu para o sucesso desta edição.
A 8ª edição dos AED Days 2021 foi realizada num novo formato, tendo-se dividido o evento em três módulos diferentes, com atividades e propósitos distintos. O módulo TALKS (Conferência e Workshops), o módulo CONNECT (reuniões B2B) e a grande novidade deste ano, que foi o módulo CAREERS, com um dia totalmente dedicado a estimular a relação entre a Indústria e a Academia, de todo o território nacional, e às ofertas de emprego e formação nestes setores.
Um dos grandes objetivos para este ano era a aproximação e diálogo entre os grandes decisores políticos (nacionais e europeus) e o ecossistema da aeronáutica, do espaço e da defesa português.
O Cluster tem vindo a reforçar o seu trabalho de acompanhamento e comunicação contínua com as entidades governativas, no sentido de garantir a representatividade dos seus setores no PRR e a adequabilidade nos financiamentos programados e também de fazer notar o contributo que estes setores podem dar à economia do país. Particularmente neste ano de 2021, em que as palavras de ordem são “recuperação e resiliência” e em que Portugal assumiu um lugar de destaque com a Presidência do Conselho da União Europeia no primeiro semestre do ano, esta ligação entre o Cluster e os Ministérios com as tutelas afetas às suas indústrias e as Agências públicas de investimentos e inovação foi de sobeja importância.
Pretendeu-se que o evento deste ano fosse também uma oportunidade para discutir o que foi feito neste âmbito, perceber os problemas e soluções e que caminho temos ainda pela frente. A resposta foi muito positiva por parte das altas entidades presentes, com as intervenções da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Drª Elisa Ferreira, do Chefe de Unidade da DG-DEFIS (Defence Industry and Space) da Comissão Europeia, do Ministro da Defesa Nacional, Dr. João Gomes Cravinho, dos Secretários de Estado da Economia, Dr. João Neves, da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias, e da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e do Embaixador José Costa Pereira, da REPER. Ficou patente, de forma transversal a todas estas intervenções, a crescente relevância destes setores para a economia nacional, o impacto cada vez maior que têm no presente e futuro da sociedade e a disponibilidade absoluta dos vários intervenientes em continuar o caminho de colaboração estreita e assertiva que se tem vindo a construir.
Outro dos objetivos para a edição deste ano era a consolidação da reputação internacional das capacidades e competências das nossas empresas. Nas últimas edições dos AED Days, têm marcado presença os maiores atores da indústria internacional, com a intenção de melhor se enquadrarem no contexto do ecossistema português. Para esta edição, voltámos a contar com uma participação muito ativa de entidades como a Airbus, Bell Flight, Boeing, Embraer, Leonardo ou até mesmo a ESA (European Space Agency), a EDA (European Defence Agency) e a Clean Sky JU, algo que é um claro reflexo da escalada que a indústria nacional tem vindo a fazer no mercado e cadeias de valor.
A missão do evento é contribuir para a contínua evolução e desenvolvimento da indústria portuguesa, catalisando a transformação digital e ecológica necessária, ao mesmo tempo que alavanca a sua consolidação como um ator relevante no mercado internacional, assinalando a boa imagem de Portugal no exterior, como um país que tem investido fortemente na qualificação dos seus recursos humanos e que possui empresas e institutos com capacidade de competir ao mais alto nível, através do desenvolvimento de produtos inovadores e de elevada qualidade. Estamos certos que cumprimos, uma vez mais, esse desígnio.