Desde cedo Celso Lascasas debruçou-se perante a sua ambição maior e começou a trilhar o seu caminho rumo ao grande objetivo que a vida (inconscientemente) lhe propôs: ter uma marca própria. Destinado a concretizar essa mesma missão, começou por trabalhar numa empresa de mobiliário enquanto aprendiz, mas rapidamente percebeu que não seria suficiente para tudo aquilo que ambicionava construir.
Juntamente com um sócio abriu uma pequena empresa, porém, ao fim de dois anos – tal era o seu mérito – foi convidado a gerir um outro projeto, também dentro do mesmo setor. Nesta experiência conseguiu colocar em prática a sua liderança e fazer jus ao que sempre acreditou ser: um líder nato. Durante sete anos cresceu profissionalmente e, por fim, decidiu arriscar naquela que é a criação da sua vida, a Laskasas.
Marca Laskasas – como tudo começou
Num meio onde (quase) já não havia espaço para mais uma marca de mobiliário, o mesmo abriu horizontes para a Laskasas. Não é uma qualquer, nem com um qualquer Fundador: os ingredientes estavam reunidos.
De uma loja com 150m2 em Ermesinde passou para a Maia, de seguida para Famalicão e, por fim, para a cidade do Porto. Posteriormente, o grande passo para o sucesso maior, deu-se quando a marca abriu uma loja em Alfragide. A partir daí tudo começou a fluir naturalmente.
Passado quatro anos de abrir a empresa, começou a produzir as suas próprias coleções tendo, para o efeito, construído uma fábrica que correspondesse às suas expectativas e mais importante do que isso: que fornecesse capacidade de resposta às inúmeras encomendas que surgiam.
Com uns percalços naturais provocados pelo tempo, surgiu a chamada «pedra no sapato» desta marca. Estando em fase de crescimento, a crise com que Portugal se deparou em 2010 estagnou esse mesmo impulso, uma vez que grande parte da população diminuiu, por consequência, o seu poder de compra.
De modo a contornar este grande desafio, a Laskasas começou a focar-se noutra área de negócio – a exportação. Nesse momento, reanimou e continuou a traçar a seu caminho.
“A crise de 2010 fez-me abrir horizontes. Percebi que se queria que a minha marca fosse grande, tinha de pensar globalmente. A partir daí criei um departamento de exportação e coleções viradas para outros mercados. Começamos com feiras internacionais, nomeadamente duas das mais importantes, a de Paris e a de Milão. Esse passou a ser o nosso grande foco e tudo começou a acontecer a partir daí”, afirma orgulhosamente Celso Lascasas.
Atualmente a Laskasas conta com três polos distintos: o primeiro é onde se produz todo o mobiliário, o segundo é dedicado à produção de estofos e o terceiro destina-se à produção de metal e serralharia. Além disso, são 11 as lojas espalhadas pelo território nacional e quatro a nível internacional: em Luanda, Punta Cana, Marbella e Moscovo.
Identidade do design Laskasas
Se dúvidas restassem, a Laskasas consolidou-se no mercado e hoje é uma empresa líder no setor do design de mobiliário. Sendo uma marca de mobiliário com curadoria que une designers de interiores contemporâneos, arquitetos, decoradores, showrooms e comerciantes, é tudo cuidadosamente feito à mão nas suas fábricas (made in Portugal), transportando, assim, para cada projeto, o sentimento e a unicidade que a torna distinta e única dentro do seu universo.
Com paixão e excelência, os serviços da Laskasas são de A a Z. Dentro do grupo pertencem todos os serviços que complementam o setor, como a Domkapa – create confort, a SERRALUX – produtos metálicos, a Laskasas Kontract, a Kapa Go – Transports & Logistics, entre outras. Desde mobiliário personalizado, projetos de decoração 2D e 3D, impermeabilização de estofos, ou remodelação de interiores e exteriores, a marca concretiza sonhos que se traduzem em chave-na-mão.
As peças estão disponíveis em todo o mundo. A reinterpretação contemporânea tem influências da funcionalidade escandinava, do luxo italiano e do glamour francês. Mas o que a diferencia na sua plenitude é o facto das suas coleções de mobiliário e estofos honrarem e elevarem, diariamente, o património português de artesanato – cada peça é uma nova perspetiva do design tradicional, desafiando as leis de silhuetas, materiais e combinações de texturas.
Além disso “algo que, desde o primeiro dia, é muito importante para mim, é o facto de não abdicar nem por um segundo da minha marca. Não há nenhum produto nem nenhuma coleção que saia da fábrica sem a referência Laskasas”, garante o CEO e Fundador da empresa.
Mas não fiquemos por aqui, o lema da mesma é Decorar a Vida. Assim, a Laskasas investe frequentemente em projetos sociais para proporcionar a inúmeras famílias uma melhor qualidade de vida.
Pandemia da COVID-19 – a impulsionadora do online
Com uma estrutura sólida fruto da dedicação de Celso Lascasas e da sua equipa, é legítimo afirmar que, a marca, estava mais do que preparada para enfrentar (e ultrapassar com distinção) a pandemia que impactou o prazo de vida de tantos negócios.
“Claramente que a pandemia foi, também para nós, um choque inicial muito grande, todos tínhamos receio do que viria aí. Contudo, quando pudemos retomar a nossa atividade em segurança, em Portugal e lá fora, foi um boom extraordinário e é muito fácil de explicar: os nossos hábitos e estilos de vida mudaram. De um momento para o outro fomos obrigados a usufruir do nosso espaço em casa, hora após hora, diariamente, durante meses. O espaço e o conforto começaram a ser valorizados como nunca”, confirma o nosso entrevistado, acrescentando ainda que “chegamos a ter equipas a trabalhar à noite porque tínhamos, de alguma fora, de dar resposta ao que nos chegava”.
Porém, as tendências do mobiliário não foram as únicas a mudar com a pandemia que ainda atravessamos. A transformação digital, há muito em progresso, teve um impulso desmedido com as consequências dos tempos em que vivemos. Se antes a digitalização era (quase) como uma novidade a dar passos pequenos, hoje é uma realidade conhecida por todos.
Desta forma, a Laskasas teve, de igual forma, de acompanhar estas mudanças e – uma vez mais – adequar a sua estratégia. O online, anteriormente pouco ou nada utilizado, deu lugar a um foco imenso e fundamental para a continuidade do sucesso da marca. Importa referir que, a mesma, não se reinventa apenas nas suas coleções icónicas. Também se adapta a mudanças, sejam elas repentinas ou não, estando assim um passo à frente de qualquer eventualidade.
“Quando me apercebi que o online poderia ser uma mais-valia muito grande para a Laskasas, comecei a acelerar o processo. Colaboradores de outros departamentos ajudaram inicialmente, porém, rapidamente, começamos a contratar mais pessoas para se dedicarem exclusivamente a esta área. Hoje, esta equipa, conta com 16 pessoas. Para já o online shop está presente em Portugal e Espanha e pensamos, obviamente, em atingir outros mercados”, reforça Celso Lascasas.
A chave de todo o sucesso: a equipa
Ao todo são 440 pessoas que, diariamente, se dedicam à missão Laskasas. Esta força conjunta impulsionadora de todo o sucesso da marca, influenciada pela herança única de décadas de experiência em mobiliário português, faz a magia acontecer.
Cada vez mais os Recursos Humanos representam uma peça fundamental na história de vida de cada empresa, uma vez que são as pessoas que alcançam os resultados pretendidos, sob uma liderança justa e impactante, e honram os seus valores. «Vestir a camisola» é o que diferencia a qualidade dos seus representantes.
Para Celso Laskasas, liderar uma equipa como esta é um trabalho que, embora complexo, lhe permite saborear todas as conquistas de forma completa. “Dá-me um gosto enorme olhar à minha volta e observar o crescimento deste grupo de pessoas. O sucesso da Laskasas deve-se (e muito) à equipa que a constitui. São profissionais de mão cheia, não só pela qualidade do seu trabalho, mas porque são ambiciosos como eu. Posso dizer que sou uma pessoa extremamente exigente, mas eles sabem que todo o esforço que dedicam a esta casa é muito valorizado”, reconhece.
Prova disso mesmo – e além do reconhecimento diário que é tão importante para a motivação individual – são os prémios que, regularmente, são atribuídos quando determinadas metas são alcançadas. “Em diversas empresas há prémios que são distribuídos no final de cada ano, a quem tenha o mérito de os receber. Eu não sou assim. Não sinto que tenha de haver essa obrigatoriedade. Dou quando tudo corre bem, seja quando for. Para mim, aquilo que me dá verdadeiramente prazer é olhar para um colaborador e perceber que conseguiu crescer a nível pessoal, fruto do seu trabalho. Quando conseguem comprar um carro ou uma casa, quando podem oferecer o melhor aos filhos e à família. Digo-lhes muitas vezes que não precisam de ser como eu, mas têm de ser pessoas à altura deste desafio”, reforça o nosso interlocutor.
A proximidade é o fator fulcral na relação que se constrói internamente. Apesar de ser humanamente impossível dedicá-la aos 440 funcionários, Celso Lascasas garante que tenta o máximo que consegue chegar a todos os que por lá passam, seja de que maneira for. “Mesmo quando as coisas correm menos bem, eu dou a cara, para qualquer situação. Está na minha essência, para bem ou para o mal, resolver diretamente. Só assim é que faz sentido. Tenho a consciência de que as pessoas são o fator mais importante de uma organização. A Laskasas tem crescido muito, é um facto impossível de negar, mas cresce devido a esta união incondicional. Sou muito grato por tudo”.
A desenhar um futuro promissor
As perspetivas para os próximos anos estão em cima da mesa e não podiam ser melhores. Mais forte do que nunca, a Laskasas vai fechar o ano a crescer no que diz respeito à faturação, mas não só. A sua visibilidade será também uma forte aposta para o futuro. O objetivo primordial é, para já, consolidar a vertente online na Península Ibérica. Já na área da exportação, estando a trabalhar desde já com mais de 60 países – tendo como o melhor mercado o Médio Oriente – continuará a ser um foco intensivo.
Está a ser planeada a feira internacional Maison & Objet Paris 2022 e a Salone del Mobile Milão, para o mesmo ano, mas as novidades não ficam por aqui. Ainda para o próximo ano estão em vista dois novos projetos: abrir um showroom em Londres e outro em Nova Iorque. “Para já estamos a ver os custos, mas essa é a minha ideia. Se não a conseguir concretizar em 2022, será com toda a certeza a seguir. O mercado da América do Norte é um passo importantíssimo na nossa caminhada. Além disso, quero chegar a 2024 e ter 50% da minha faturação para a exportação. Nesse ano a Laskasas faz 20 anos de história”, sustenta Celso Lascasas.
O projeto Laskasas Home está em processo já desde 2019, contudo a ideia é consolidá-lo nos próximos tempos, abrindo duas lojas físicas a nível nacional, totalmente dedicadas a peças decorativas, como velas, toalhas, louça… tudo que acaba por dar um último toque à casa.
Com os objetivos bem definidos, sem receio de arriscar e com ambição por triunfar, a missão desta marca é, sem qualquer dúvida, conquistar o setor a nível mundial.
Após 16 anos de história, qual é o sentimento que fica ao observar o império que criou?
Inevitavelmente teríamos de terminar com esta questão. Uma empresa que, não tendo vindo de qualquer geração, foi criada com dedicação e resiliência desde a sua raiz. De 2004 até então, o caminho pertence às inúmeras conquistas que se vão somando, sem nunca descurar do que, no fim do dia, é o mais importante: as pessoas que a sustentam.
“Desde que me lembro, sempre desejei ter um projeto meu. Mas nunca pensei, mesmo a sonhar muito alto, conseguir tudo o que consegui. Quando comecei tinha um estilo de vida bastante confortável e muitas pessoas acharam que seria demasiado arriscado abdicar de algo que, à data, era estável. Mas para mim o que é verdadeiramente bom é tudo aquilo que construí. É muito melhor do que eu algum dia imaginei e sinto-me extremamente feliz por isso”, termina Celso Lascasas.