Jardins de Adónis e o compromisso com a sustentabilidade

Inspirar o mundo através de espaços verdes de luxo e sustentáveis, é a missão da Jardins de Adónis. Em conversa com a Owner da marca, Marisa Vicente Dias, observamos a importância nos dias de hoje da renovação de ambientes cada vez mais naturais e relaxantes.

553

Fundada em 2002 enquanto Jardins de Adónis, a sua atividade económica era maioritariamente projeto e execução de jardins ornamentais. Em 2016 a empresa abriu novos horizontes com a construção de um dos mais emblemáticos jardins de cobertura em Lisboa no edifício do Santander. Passado 19 anos de atividade, quem é hoje esta marca?
A nossa empresa tem vindo a percorrer um caminho de crescimento e progressivamente temos vindo a conquistar o reconhecimento do nosso trabalho nas várias áreas de negócio onde atuamos e a ganhar importância na nossa atividade na área do paisagismo e “design” de exteriores com uma especialização muito forte em jardins verticais e de cobertura. promovendo ativamente a melhoria da qualidade do ar reduzindo a poluição atmosférica e redução de ruído nas áreas urbanas.

Que competências e outros projetos têm vindo a marcar a história e o sucesso da empresa?
Temos uma equipa altamente qualificada e o investimento em formação e desenvolvimento é uma prioridade para nós. Temos no nosso portefólio projetos de pequena, média e grande dimensão, sendo os jardins verticais e de cobertura uma aposta certeira no que toca a melhoria de qualidade de vida e do ambiente que nos rodeia.

A visão que se traduz nos projetos dos Jardins de Adónis é inspirar o mundo através de espaços verdes de luxo e sustentáveis. De que forma a sustentabilidade tem ganho importância na realização e concretização dos projetos da empresa?
Hoje há uma grande consciencialização de toda a comunidade sobre sustentabilidade e torna-se mais fácil serem aceites as nossas propostas de soluções amigas da natureza. A utilização, sempre que possível, de recursos naturais, começando na seleção do elenco vegetal, na utilização de espécies autóctones, evitando as espécies exóticas, permitem a gestão dos recursos hídricos e a redução da necessidade de utilização de tratamentos fitossanitários. Felizmente os cidadãos estão mais esclarecidos e decidem abraçar com naturalidade o caminho de um mundo mais verde.

Quão legítimo é afirmar que as tendências da decoração estão constantemente a mudar e/ou a evoluir? De que forma os Jardins de Adónis têm acompanhado as mudanças na sociedade e as necessidades da população?
Tudo é mudança! O nosso objetivo é a melhoria dos ambientes e isso significa que cada espaço necessita de renovação e de novos ambientes cada vez mais naturais e mais relaxantes, em contraponto com o stress do dia a dia.

Considera que a pandemia da COVID-19 ditou uma nova tendência? O que mudou no meio da decoração?
A COVID-19 só veio realçar a importância dos espaços verdes, quer exteriores, quer interiores, como espaço de relaxamento e tranquilidade de forma a proporcionar à mente tempo de bem-estar. Penso que a nossa atividade foi das mais valorizadas devido à necessidade de “recolha” a que as pessoas foram obrigadas e por conseguinte, a utilização dos espaços verdes interiores ou exteriores, que por vezes se encontravam relegados para segundo plano.

A empresa irá marcar presença na DECORHOTEL 2021, de 21 a 23 de outubro, na FIL. Que novidades podemos esperar desta participação?
Na DECORHOTEL vamos estar presentes com várias soluções de jardins verticais e iremos apresentar uma tendência de jardins em musgo preservado, com muitas opções de cores, e que devido às suas propriedades de absorção acústica, garante um espaço “clean” e sem manutenção acrescida.

No universo da decoração existe sempre um toque especial que distingue a marca de quem concretiza cada projeto. No caso dos Jardins de Adónis, qual é a filosofia e a missão com que abraça cada trabalho?
A nossa filosofia é trazer a natureza para dentro dos espaços que criamos, através de soluções sustentáveis e amigas do ambiente. Está comprovado que a harmonia dos verdes contribui para um melhor ambiente de trabalho ou de lazer. Realizamos o sonho de cada cliente!