Início Atualidade “Somos um Projeto Educativo diferente e gostamos de ser diferentes”

“Somos um Projeto Educativo diferente e gostamos de ser diferentes”

0
“Somos um Projeto Educativo diferente e gostamos de ser diferentes”

O numera.education é assumidamente apaixonado pela Ciência. O que significa para a Sara Figueiredo ser CEO e Fundadora desta entidade? Quando e onde surgiu esta paixão?
Verdade, há aqui uma paixão muito assumida, quer por parte do projeto quer por mim.
Para mim ser fundadora e CEO deste projeto tem um sabor muito especial, eu tive um percurso escolar pautado por algumas dificuldades a matemática e na altura deparei-me com o estigma de: “na família ninguém tem muito jeito para a matemática…” e acabei por dar início à minha carreira profissional sem passar primeiro pela faculdade.
Felizmente a minha carreira profissional teve início na Indústria Farmacêutica e a paixão pela ciência que estava latente em mim surgiu em força a ponto de decidir investir na minha formação académica já na fase adulta e escolher as Ciências Farmacêuticas com área de formação. Após dez anos de Indústria, surgiu a paixão pelo ensino, a união destas duas paixões deu origem ao numera.education.
Desde que abracei este projeto deparei-me com imensos alunos que se debatiam com as mesmas dificuldades e o mesmo estigma que eu enfrentei, foi então que percebi o quanto era importante desmontar este estigma e limpar a reputação das disciplinas da área de Ciências as quais são associadas sempre a um grau de dificuldade alto.

Sabemos que possuem uma equipa de professores que lecionam apenas em explicações online. Tendo em conta a pandemia da Covid-19 que veio mesmo obrigar a que todos tivessem aulas por meios digitais, que aspetos positivos isto acarretou para o numera.education?
Quando a pandemia se instalou e sofremos o primeiro confinamento, o numera.education não existia, a nossa equipa de professores era pequena e ensinávamos presencialmente. O confinamento veio acelerar algo que já estava idealizado, a urgência e a necessidade de nos adaptarmos à realidade fez o projeto ganhar forma mais cedo do que o previsto, de certa forma foi um momento chave para nós, sabíamos que ensinar online funcionava muito bem e que as rotinas familiares iriam beneficiar muito desta flexibilidade, o momento revelou-se propício à aceitação das pessoas em experimentar.
Rapidamente tratámos de adquirir ferramentas e investir em recursos que nos permitiram garantir a qualidade do nosso trabalho e do longe se fez perto graças à tecnologia e ao valor humano da nossa equipa que, entretanto, teve que crescer.

Quais os maiores desafios/obstáculos que enfrenta diariamente enquanto CEO do numera.education?
Um dos desafios que enfrento diariamente é o de explicar a quem nos aborda, o que é o numera.education. As pessoas em geral estão presas a conceitos, limitadas pelo que conhecem, e está tudo bem. Mas já tive algumas conversas interessantes quando me perguntam se somos um centro de estudos e eu respondo que não, e as pessoas insistem: “mas se dão explicações, são um centro de estudos…”.
Há que explicar que sim, verdade, somos uma equipa de professores focada no sucesso dos nossos alunos, mas somos mais que isso.

Assim sendo o que é o numera.education?
Somos um Projeto Educativo diferente e gostamos de ser diferentes.
O nosso principal objetivo é desmistificar a suposta dificuldade que tem estado associada às disciplinas da área das ciências desde sempre. Apostamos na simplificação de conceitos, na ilustração de ideias, até apostamos no recurso ao humor para ensinar.
Queremos ser abrangentes ao ponto de através da comunicação nas redes sociais divulgarmos conteúdo para alunos e encarregados de educação, desde técnicas de concentração e de estudo a dicas de parentalidade consciente ou factos curiosos que mostram que a ciência a brincar, está em todos nós e é isso que somos:
Um Projeto Educativo que funciona exclusivamente online e que converte todos os dias alunos desmotivados em alunos confiantes, interessados e cientes das suas capacidades. À motivação é só juntar trabalho bem direcionado e a magia acontece!

Dentro da Ciência, dão formação em várias áreas: Matemática, MACS, Biologia e Geologia, Física Química, entre outras. Neste sentido, o que diferencia o numera.education das restantes? Que mais-valias têm?
Estamos focados em fornecer um serviço de qualidade, além de apostarmos no relacionamento entre professor e aluno, porque sabemos que a empatia é essencial, uniformizámos as nossas ferramentas de trabalho quer para os professores quer para os alunos o que nos permite garantir e monitorizar a qualidade do nosso trabalho.
Estabelecemos algumas parcerias, nomeadamente com a XP-PEN Corporation, sendo que todos os nossos professores e alunos utilizam mesa digital, além de que usamos exclusivamente software da Microsoft.
Além disso estabelecemos protocolos de desconto para familiares de funcionários com algumas empresas de relevo que acreditam no projeto, nomeadamente a Altice Portugal, a Fastfiber, a Intélcia, a Tecnovia entre outras.

Enquanto Fundadora o que é para si mais interessante no meio onde trabalha? Porquê?
Além da oportunidade de crescer e evoluir continuamente, porque este projeto exige aprendizagem constante, para mim o mais interessante são as relações humanas que se estabelecem, as partilhas dos alunos, a alegria das suas conquistas. Acompanhar um aluno durante anos até ao seu ingresso na faculdade e hoje tê-lo como professor no numera é algo que nos indica que este é o caminho.

Indique três características indispensáveis a todos os professores que colaborem com o numera.education.
Para nós é essencial que os nossos professores entendam o espírito do projeto, que usem empatia e assertividade em todas as aulas e que tenham sólida formação nas áreas que lecionam, e claro, que tenham paixão por ciência!

O que é que se vislumbra no futuro do numera.education?
O numera.education vai se expandir digitalmente, essa expansão já faz parte de um projeto de mestrado da Licenciatura de Design e Multimédia da Universidade de Coimbra. Vai ser possível chegar ainda a mais alunos, simplificando conceitos de forma apelativa e acessível.

Por fim, quem é a Sara Figueiredo enquanto mulher e profissional? Que mensagem gostaria de deixar a todas as mulheres?
Sou uma mulher vulgar, com sonhos e aspirações vulgares, dou sempre o meu melhor em qualquer situação, quer no campo pessoal quer no profissional e quando isso não chega vou aprender a fazer melhor.
Não aprecio clichés e frases feitas, o que posso dizer a todas as mulheres também se aplica a homens, pensem à frente, pensem onde querem estar no futuro, como se querem sentir nesse futuro e em seguida munam-se de ferramentas e comecem a abrir o caminho!