Início Atualidade “Inovação como pilar da criação de valor para os clientes”

“Inovação como pilar da criação de valor para os clientes”

0
“Inovação como pilar da criação de valor para os clientes”

A Climex é uma empresa de serviços de higiene e limpeza, líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. Como descreve a evolução da marca no setor onde atua?
A história da Climex nasce da inspiração. Com o propósito de proporcionar aos clientes um ambiente melhor. Desde 1967 já passámos por todo o tipo de desafios e a constante que nos permite superá-los é a implementação de novas tendências no setor. Com a inovação como pilar da criação de valor para os clientes.

Sabemos que é uma marca que disponibiliza um ecossistema de serviços inteligentes, uma vez que aplica a inovação tecnológica e a robótica às soluções de limpeza. Porquê a criação deste conceito?
Mais do que a criação de um conceito, foi a evolução natural na forma como prestamos os nossos serviços. A necessidade de adequação às expetativas dos clientes. Existe uma simbiose entre as necessidades sentidas pelas diversas atividades do mercado e a capacidade de resposta oferecida pelos serviços Climex. A capacidade de inovação e a aplicação de tecnologia e inteligência artificial em todo o nosso ecossistema de serviços permite-nos oferecer relações de parceria win-win aos clientes. O valor que este tipo de relações aporta permite, em simultâneo, que o mercado cresça na procura e na oferta de soluções inteligentes, inovadoras e tecnologicamente mais desenvolvidas. O setor de facilities services em Portugal ainda tem muito por onde crescer quando comparado por exemplo com outras áreas de atividade ou com outros países. Onde a realidade da inteligência artificial e IOT já está envolvida em todos os pontos ao longo dos processos. Permite empoderar as operações, o que as torna mais eficientes e inegavelmente mais inteligentes de todos os pontos de vista.

“Climex Mobile System – Intellingent Cleaning”, é uma aplicação que permite gerir, organizar e monitorizar os serviços de limpeza. De que forma se dá este processo? Que vantagens oferece esta aplicação aos clientes?
Rastreamento e transparência. Se houve um ponto positivo que podemos reconhecer que a pandemia trouxe ao mundo, foi o crescimento exponencial da transformação digital e tecnologia assente em dados. O mundo passou a depender da análise rápida de dados e de resposta das tecnologias para implementar soluções on time em quase todas as áreas do mercado e a nível mundial. O cliente necessita de serviços que lhe dê um suporte efetivo, em tempo real, na sua tomada de decisão e na informação que transmite aos seus colaboradores internos. O mundo que resulta da transformação pandémica, vai necessitar de maior capacidade de relação e de adaptação às micro necessidades de cada ambiente de trabalho. É isto que já hoje o Climex Mobile System permite. A transformação do serviço para um novo paradigma.

Acredita que o destaque dado a esta inovação de ponta e tecnologia de vanguarda, contribui para uma melhoria significativa da saúde em Portugal? Em que medida?
É necessário pensar cada espaço como único e assegurar o reajuste da limpeza e desinfeção. Permite-nos atuar de forma preventiva e não tanto reativa na prestação dos nossos serviços. Ao conseguirmos antecipar conseguimos dar uma resposta mais rápida e mais oportuna. A adequada higienização dos espaços torna-os mais eficazes porque promove a qualidade de ar interior e ambientes mais saudáveis. Ter colaboradores doentes, com momentos de paragem não planeados, pode sair mais caro do que o investimento na limpeza e desinfeção adequada das instalações. Aqui a tecnologia e robótica disponíveis assumem um papel fundamental, com uma gestão assente em dados analíticos.

Recentemente a Climex lançou um produto inovador que afirmam ser “o mais avançado robot autónomo com desinfeção por UVC”. De que produto estamos a falar? O que o diferencia?
O poder de desinfeção da luz UV-C permite atingir um menor risco para a saúde e menos danos nas superfícies. O robot de desinfeção UV-C da Climex, é um robot autónomo, criando uma desinfeção consistente e fiável a 360º. Com uma base robótica da OMRON, amplamente testada ao nível de circulação e segurança dos espaços. Permite quatro horas de desinfeção contínua. O poderoso sistema de radiação desinfeta, em minutos, qualquer espaço, eliminando em 99,9% a presença de bactérias, vírus, germes e outros microrganismos, através de 16 lâmpadas UV-C. Agora imaginemos que este robot funciona dentro do hipermercado onde faz compras, em escolas ou nas unidades de saúde onde todos vamos a consultas regulares.

A atual pandemia da Covid-19 tem contribuído (e muito) para a emergência de uma realidade automatizada, nomeadamente com a utilização robótica. Assim, como nos pode descrever a relação que existe hoje entre o robot de desinfeção desenvolvido pela Climex e a higienização que eficazmente resulta da sua utilização?
A pandemia veio amplificar a nossa necessidade de segurança e da garantia da qualidade do ambiente nos espaços onde circulamos. O que acelerou a necessidade de intervenções rápidas e eficazes ao nível de limpeza e desinfeção. Com baixos tempos de deployment nas soluções implementadas, nomeadamente, nas várias soluções da linha de desinfeção Climex BioSafety, onde se inclui também o robot UV-C. Este robot está a revolucionar a forma como mantemos o ar limpo e saudável. Toda a metodologia da linha de desinfeção Climex BioSatefy, é garantida com métodos e técnicas desenvolvidos com base científica e resultados confiáveis.

Neste sentido, qual a relevância deste produto no atual panorama da Covid-19 no nosso país?
Esta é exatamente a questão, o robot de UV-C não é apenas essencial em contexto de pandemia nem em específico da COVID-19. O robot dá resposta a outros tipos de ameaças que envolvam várias tipologias de microrganismos, nomeadamente na eliminação eficaz de bactérias multirresistentes por exemplo em ambientes hospitalares ou unidades de saúde. Outra questão relevante prende-se também com o que se verifica em Portugal ao nível da falta de mão-de-obra, na generalidade das áreas. O robot de UV-C tornou-se assim mais um elemento disponível na equipa, que permite cobrir a desinfeção de grandes áreas de forma segura e sistemática.

A terminar, que novidades podemos esperar da Climex no ano que se avizinha?
Em 2022 a Climex vai lançar uma novidade “gamechanger”. Uma inovação portuguesa, que vai revolucionar o mercado mundial da robótica aplicada à limpeza. Este projeto “i-RoCS – Research and Development of an Intelligent Robotic Cleaning System” é promovido pela Climex em parceria com a Atena e Universidade de Aveiro. Contamos ainda com o apoio do parceiro Renault/Cacia, num projeto aprovado pelo programa Compete do Portugal 2020. Em breve daremos mais detalhes ao mercado.