Início Atualidade Junte-se à Norauto e conduza por um planeta mais verde

Junte-se à Norauto e conduza por um planeta mais verde

0
Junte-se à Norauto e conduza por um planeta mais verde

A Norauto pretende ser reconhecida como uma plataforma de soluções para o automobilista, caracterizando-se como um centro auto com uma loja e uma oficina, onde disponibiliza aos consumidores uma gama de produtos, tanto para o automóvel como soluções de mobilidade para o quotidiano. Quais os fatores que fomentam a ideia de que esta marca é, de facto, pioneira e inovadora no seu setor?
O conceito de centros auto surgiu em França há 50 anos e foi introduzido no mercado português em 1996, com a abertura do primeiro centro Norauto em Vila Nova de Gaia, sendo o primeiro centro auto no país com o conceito inovador, uma loja e uma oficina multimarca, que dispõe de equipamentos inovadores e de profissionais que estão em constante formação para acompanhar as evoluções do mercado automóvel.
Durante estes 25 anos, atenta às transformações e aos comportamentos dos consumidores, foi pioneira e inovadora no lançamento de novos serviços e modelos de negócio, tais como: a venda online de produtos e serviços em norauto.pt, a Oficina Móvel que vai até ao cliente, o SOS Baterias em que fazemos a substituição da bateria onde o cliente necessitar, o Norauto Drive IPO na qual a viatura do cliente é levada por condutores profissionais a realizar a Inspeção Periódica. Paralelamente, atenta às novas tendências de mobilidade sustentável, temos alargado a nossa oferta em equipamentos elétricos, sendo a Norauto um dos primeiros players a disponibilizar no mercado nacional uma scooter elétrica E1, em 2014.
Também a nossa rede de parceiros contribuem para o desenvolvimento da Norauto, tais como a parceria com a Carglass em que identificamos a quebra do vidro e fazemos o encaminhamento para o parceiro e outras parcerias e parceiros que estão em desenvolvimento, pelo que, em breve haverá mais novidades.
Os prémios Escolha do Consumidor, Cinco Estrelas, Marca de Confiança e Marktest Reputation Index, recebidos ao longo dos últimos cinco anos, refletem a confiança dos consumidores Portugueses na Norauto.

Vivemos num mundo em constante mudança e evolução sendo que, consequentemente, as empresas e organizações têm de adaptar a sua estratégia firmemente. Assim, de que forma a Norauto tem reforçado a sua posição no mercado português nos últimos anos?
Para a Norauto a transformação cultural e digital é o principal eixo estratégico da empresa e pretende responder a uma estratégia Client e Employee Centric. Por isso mesmo, em 2019 iniciámos a nossa transformação interna com o objetivo de criar uma organização mais ágil, sempre com o foco no colaborador e no cliente. Através da metodologia agile, os colaboradores estão organizados de forma multidisciplinar, em prol de um objetivo comum: proporcionar a cada cliente uma experiência diferenciadora, que vá de encontro às suas necessidades e expetativas. Desta forma, conseguimos de forma preventiva responder às necessidades dos consumidores e avançar com novas soluções, seja através de parceiros estratégicos ou através de inovações do nosso grupo internacional.

Numa sociedade em que a sustentabilidade parece estar a ganhar força e consciencialização pelas mais variadas entidades, a Norauto assume o compromisso com o clima e a segurança, tendo como objetivo reduzir a sua pegada de carbono em 30% até 2022. Estando agora a entrar neste ano, podemos afirmar que esta missão foi – ou está quase a ser – concretizada? Neste sentido, o que mudou?
Como empresa do Grupo Mobivia, assumimos como fundamental o nosso compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e é por este compromisso que nos empenhamos e nos reinventamos.
Estamos comprometidos em melhorar o nosso desempenho utilizando para isso os recursos de forma mais eficiente e sendo proativos na procura de soluções que nos permitam criar valor em três eixos fundamentais: Pessoas, Mobilidade e Planeta.
Ao longo dos últimos anos a Norauto tem apostado fortemente numa gama de mobilidade elétrica nos seus centros Norauto, em norauto.pt e junto dos seus parceiros. Temos procurado também comercializar produtos com embalagens eco-friendly e apostado no eco-design dos nossos produtos. Durante o ano de 2021 disponibilizamos as primeiras Recycling Wall, um espaço dedicado à reciclagem de produtos com uma dupla missão, por um lado sensibilizar para as questões ambientais e por outro recolher os produtos que normalmente o cliente colocaria no lixo, como tapetes ou escovas. Mais recentemente lançamos o novo serviço Eco Revisão que permite fazer um diagnóstico das emissões de gases poluentes e reduzir até 20% as suas emissões e ainda a diminuição do consumo de combustível até 10%.
Com a ajuda de avaliações anuais de gases com efeito de estufa (GHG), medimos o nosso impacto e encontramos alavancas eficazes de melhoria, pelo que, acreditamos que através destas soluções e produtos propostos pela Norauto, estamos no bom caminho para a concretização do nosso objetivo.

Certo é, como resultado dos seus compromissos, a Norauto apoia todos os consumidores, fornecedores e colaboradores, na sua transição para uma mobilidade mais sustentável. Este facto é percetível em que sentido?
A Norauto procura ativamente consciencializar os seus clientes e colaboradores para as preocupações ambientais, apostando fortemente e regularmente na comunicação, no seu mix de meios e respetivos parceiros, ligando a sustentabilidade aos seus produtos e serviços e através de dicas ecológicas para o automobilista, promovemos a reciclagem dos resíduos através do espaço de reciclagem existente nos centros e oferecendo ainda um vale de 10€ pela retoma da bateria usada.
Ainda, de forma a promovermos a utilização das duas rodas, a Norauto participa regularmente em eventos ligados à mobilidade sustentável dando a conhecer as suas soluções de duas rodas, como as bicicletas de assistência elétrica e trotinetes. Paralelamente incentivamos os nossos clientes e colaboradores ao uso deste veículo através de passatempos internos e externos e ainda através de influencers que defendem a mesma causa e tem a mesma preocupação para com o meio ambiente.
Estamos comprometidos em melhorar o nosso desempenho utilizando para isso os recursos de forma mais eficiente e sendo proativos na procura de soluções que nos permitam fomentar a economia circular, oferecendo peças reutilizáveis e produtos de conceção ecológica (redução do consumo de plástico nas nossas embalagens e integração de materiais sustentáveis). Paralelamente procuramos fontes locais de abastecimento para os nossos produtos, por exemplo o novo Pneu Prevensys 4 da Norauto é 100% fabricado na Europa.

Consciente da poluição causada pelo seu setor de atividade, a marca tem estado também empenhada em reduzir o seu impacto ambiental, particularmente através da criação de canais de reciclagem. Como funciona atualmente o canal de triagem, recolha e reciclagem da Norauto?
A Norauto tem estado empenhada em reduzir o seu impacto ambiental, particularmente através da criação de canais de reciclagem, para cada tipo de resíduo, quer seja perigoso ou não, criámos um canal específico de triagem, recolha e reciclagem, sendo que atualmente temos 24 canais de reciclagem. Como parte da nossa melhoria contínua, criámos um roteiro de “economia circular” cujo objetivo é produzir bens e serviços de forma sustentável, limitando o consumo e desperdício de recursos (matérias-primas, água, energia), bem como a produção de resíduos. Isto representa, no ano fiscal de 2020, mais de 785 toneladas de resíduos reciclados nos centros.

Um exemplo muito claro do compromisso que a marca assume é o mais recente serviço de eco-revisão. No que consiste esta solução e que mais-valia aporta no mercado?
Para a Norauto é muito importante que os seus clientes possam ter uma condução segura e com o menor impacto ambiental possível. Como tal, lançou recentemente o serviço Eco Revisão. Este novo serviço para além da revisão faz um diagnóstico de emissões de gases poluentes, onde o profissional da Norauto coloca uma sonda no tubo de escape do veículo para fazer a análise dos gases, conseguindo perceber se os níveis de emissões estão adequados para o veículo e se a mesma está em conformidade para passar na inspeção periódica. É simples, rápido e permite, no caso das emissões estarem elevadas, realizar uma descarbonização do motor com hidrogénio, garantindo e contribuindo de forma ativa para a redução das emissões poluentes sem a utilização de produtos químicos, possibilitando menores emissões, um consumo de combustível mais baixo e com impacto direto na saúde de todos.

A sustentabilidade não é apenas uma questão de clima. Assim, a Norauto está também dedicada na saúde e bem-estar dos seus clientes e colaboradores. Tendo como objetivo zero acidentes de trabalho, o que tem vindo a ser concretizado?
Porque no nosso ADN somos uma empresa que coloca as pessoas no centro da organização, trabalhamos para proporcionar sempre as melhores condições a nível de bem-estar e segurança. Como tal, levamos a cabo um conjunto de iniciativas no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho, que visam a proteção e o bem-estar de todas as nossas pessoas, como por exemplo a campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal e os regulares rastreios de saúde. São ainda disponibilizados inúmeros equipamentos individuais de segurança e levadas a cabo, regularmente, campanhas e desafios de segurança. Mas esta preocupação vai além do local de trabalho nomeadamente através da atribuição de um seguro de saúde a todos os colaboradores e agregado familiar, este último mediante a comparticipação de 50% do valor. Recentemente oferecemos também a subscrição de uma APP que combate o sedentarismo através de desafios, transformando o movimento dos colaboradores em valor financeiro que é depois doado pela empresa a cinco ONG ‘s.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contam com 17 passos estabelecidos pelas Nações Unidas que respondem aos desafios globais que enfrentamos. Tendo em conta a atividade da Norauto, é legítimo afirmar que se assume como prioritária nesta missão. Considera que, olhando para o setor, Portugal está na linha da frente no que diz respeito a assegurar que estas metas sejam cumpridas até 2030?
O setor oficinal é tipicamente considerado um setor poluente, nomeadamente a nível da produção de resíduos e de resíduos perigosos. Como tal, é fundamental impedir a sua contaminação de forma a garantir o seu posterior tratamento e contribuindo assim para a redução da pegada ambiental. Acreditamos que o setor em Portugal começa a olhar para estas questões e a tomar algumas medidas, mas talvez não sejam ainda suficientes para cumprir as metas estabelecidas. Para nós estas metas são claras desde que abrimos portas em Portugal há 25 anos e nos dispusemos a recolher e reciclar todas as baterias usadas. Não nos limitamos a cumprir as obrigações legais mas fazemos questão de estar mais à frente quando se trata de preservar recursos, sendo proactivos na procura de soluções que nos permitam fomentar a economia circular, exemplo disso é a diversidade de resíduos que são triados nas nossas oficinas e centros auto e o forte investimento em formação para que esta triagem seja efetiva. Por outro lado, enquanto players no setor da mobilidade, nomeadamente o automóvel, sentimos que é nosso papel a promoção e incentivo de formas de mobilidade mais sustentáveis. É por este compromisso que nos estamos a transformar e a preparar as nossas equipas e oficinas para receber veículos elétricos, disponibilizamos uma vasta gama de bicicletas, trotinetas e scooters elétricas e dispomos já de duas oficinas de mobilidade.

Estando sempre a par das novas tendências, que novidades e projetos (amigos do ambiente) podemos contar para o futuro da marca?
A Norauto conduz por um planeta mais verde, e estamos atentos às tendências do setor, pelo que já temos preparados vários projetos e ações ligados à sustentabilidade. A instalação de postos de carregamento elétrico nos nossos Centros é um projeto que já iniciou e que se vai manter, tal como os parques de estacionamento para bicicletas, incentivando clientes e colaboradores a optarem por uma forma de mobilidade mais sustentável. Vamos continuar a reduzir o nosso consumo de recursos, nomeadamente através do autoconsumo de energia. A nível de economia circular temos em curso também vários projetos, desde a reciclagem de paletes e cartão transformando-os em novos produtos, como a nível de pneus, nomeadamente na sua reutilização. Na Norauto, o compromisso com a sustentabilidade é um tema transversal e assumido por todos pelo que em cada projeto desenvolvido é seguro afirmar que tem sempre como objetivo a eficiência, a redução de recursos, a reutilização de matérias ou a sensibilização de clientes, colaboradores e stakeholders. Para breve existem outros projetos já em testes, mas que terão que aguardar por novidades! ▪

2022 seguro e mais sustentável

A entrar em 2022 – sendo agora tempo de reflexão e consciencialização para temas como a sustentabilidade – que mensagem de final de ano gostaria de deixar a todos os clientes, fornecedores e colaboradores da Norauto?
Quilómetro após quilómetro, viagem após viagem, a Norauto continuará ao lado de todos os automobilistas, proporcionando felicidade, conforto e segurança em duas ou quatro rodas, com a confiança e o desejo de um 2022 seguro e mais sustentável. Estes são os votos da Norauto para todos os seus colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders aos quais, deixamos um desafio como resolução para 2022: “Mova-se por uma mobilidade mais sustentável e responsável”. Junte-se à Norauto e conduza por um planeta mais verde.