Início Atualidade “Os Parques Empresariais, devidamente qualificados, garantem a Competitividade Nacional”

“Os Parques Empresariais, devidamente qualificados, garantem a Competitividade Nacional”

0
“Os Parques Empresariais, devidamente qualificados, garantem  a Competitividade Nacional”

Qual a importância da aicep Global Parques como empresa do Setor Empresarial do Estado e qual a sua evolução?
A aicep Global Parques é especialista na gestão de parques empresariais e na prestação de serviços de localização para investimentos nos setores da indústria, energia, logística e serviços em Portugal. Concentra na ZILS, Zona Industrial e Logística de Sines, 85% da sua atividade onde, atualmente, os projetos de transição energética e digital são uma prioridade, para além do desenvolvimento logístico com o foco de se tornar numa plataforma logística transcontinental e europeia, com relevante contributo para as exportações de ambos os lados. Em 2021, para além do desenvolvimento da marca Sines Tech dedicada a promover a captação de projetos relacionados com a transição digital, apostámos na criação da Energia Sul que demonstra a importância da ZILS, e de Sines, no processo da transição energética nacional.
A evolução da empresa foi muito positiva em 2021 com aumentos da taxa de ocupação dos parques empresariais sob gestão direta, e do volume de negócios em 9,4%, que significam crescimento económico, da produção industrial e do emprego nas respetivas regiões. Se contarmos com os projetos atualmente em instalação na ZILS e com a área dedicada à Zona de Atividades Logísticas, onde estamos a arrancar com todos os estudos para iniciar o processo de loteamento, processo que se iniciou devido às inúmeras leads de investidores do setor que acompanhamos, temos uma taxa de ocupação de cerca de 81%.

Qual o seu contributo na vertente dos serviços de localização de investimento?
A experiência da empresa no acompanhamento da instalação de projetos de investimento, permitiu-lhe alargar as suas valências ao território nacional e contribuir para a atração de mais investimento para todas as regiões de Portugal.
O Portugal Site Selection é um serviço da aicep Global Parques que apresenta duas vertentes:

  • Plataforma disponível gratuitamente na web, com base em sistemas de informação geográfica (SIG), com o objetivo de garantir que, para cada projeto de investimento produtivo, o país apresente sempre as suas soluções mais competitivas, face a localizações concorrentes no estrangeiro, potenciando assim que Portugal capte mais investimento. É uma ferramenta polivalente, de apoio à atividade promocional nacional e de angariação de investimento da AICEP, com possibilidade de procedimentos adicionais em back office, que pode ser usada tanto por profissionais e consultores de site selection internacional, como por empresários particulares. Veio tornar acessível e eficaz a seleção de uma localização empresarial em qualquer ponto do território nacional. Analisa os critérios do projeto em causa e seleciona o lote, ativo ou escritório disponível na sua base de dados que melhor responde aos requisitos. Atualmente temos 70% dos municípios com representação no Portugal Site Selection (PSS) promovendo em pé de igualdade todas as localizações nacionais, sejam no interior ou no litoral, em regiões de baixa densidade ou nas Áreas Metropolitanas, do Norte ao Sul e Ilhas.
  • Consultadoria para apoio na gestão e promoção de áreas de localização e para cooperação com os municípios na capacitação nos processos de atração de mais investimento.

Como se traduz essa cooperação com os Municípios?
A aicep Global Parques disponibiliza os serviços especializados Portugal Site Selection Consulting aos Municípios. Esta cooperação engloba a identificação das vantagens competitivas do território, dos seus pontos fracos, para identificação de potenciais melhorias, a análise da oferta das áreas localização empresarial e dos processos de acompanhamento de novos investimentos. Este serviço auxilia os municípios a organizarem a sua informação e a realizarem Dossiers do Investidor completos que permitam tornar o território mais atrativo e mais eficiente nos processos de captação de mais investimento. Queremos, com a nossa experiência, auxiliar os municípios nacionais na sua promoção e no acolhimento eficaz de mais empresas. O Município de Alter do Chão foi o primeiro a contratar a nossa ajuda, estando neste momento a ser estabelecida a cooperação a iniciar com o Município de Vila Nova de Poiares.
Paralelamente contactamos muito regularmente os municípios, em colaboração com a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, para que nos forneçam informação atualizada para o Portugal Site Selection. Uma boa representação é fundamental para que os prescritores de localização que visitam a plataforma conheçam a oferta nacional. Em 2021 recebemos 10.238 visitas ao PSS oriundas de 132 países. A informação disponível sobre os 424 parques empresariais, 107 office spaces e 87 ativos fora de parques, atualmente disponíveis na plataforma, é, desta forma, continuamente promovida internacionalmente junto de quem procura uma localização e quer conhecer a as suas caraterísticas. Insistimos, num esforço contínuo, junto dos municípios para a partilha de informação completa sobre a oferta de áreas de localização, de forma a termos a promoção igualitária de todas as regiões do país.

Como surge a APPE – Associação Portuguesa de Parques empresariais?
A industrialização do país e a atração de investimento, depende, no contexto atual, de uma rápida oferta de soluções de localização empresarial que respondam aos requisitos dos variados projetos e que permitam, de uma forma célere, a sua instalação.
A qualificação da oferta, com base em requisitos mínimos devidamente identificados, e uma orientação para a clusterização que permita a participação intraempresarial, a promoção de sinergias e uma correta e favorável cooperação entre as empresas e os centros de saber, é fundamental. Neste contexto, consideramos que as todas as entidades envolvidas: gestores de áreas de localização (nos seus mais diversos formatos públicos e privados), gestores territoriais (municipais e intermunicipais) e entidades com atividades de gestão e regulação estratégicas no licenciamento das mais diversas atividades podem cooperar, de forma a recomendar e a potenciar políticas públicas que favoreçam este processo.
A criação de uma Associação dos Parques Empresariais de Portugal, sem fins lucrativos, permite envolver de forma participativa todos os stakeholders e beneficiar Portugal na sua estratégia de recuperação e de resiliência. Este projeto alinha-se com a Estratégia do Internacionalizar 2030, promovido pela Secretaria de Estado da Internacionalização do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na vertente da promoção e qualificação da oferta de localizações de áreas de localização em Portugal.

Qual o Papel da APPE?
A APPE tem como missão promover a cooperação entre as entidades gestoras das áreas de localização empresarial em todo o território nacional, tendo como objetivos: articular e especializar a oferta das ALE tendo em vista a atração e fixação de mais investimento nacional e estrangeiro no país; promover a eficiência do investimento público e privado, beneficiando de ações e vetores de atuação comuns, de sinergias e recursos conjuntos; contribuir para a difusão de boas práticas de gestão territorial e ambiental; promover a qualificação das áreas empresariais definindo uma escala de indicadores que impulsiona a qualificação dos espaços e contribuir para a  eficiência nos processos de licenciamento das atividades em áreas de localização empresarial.
Em 2021 a atividade da APPE focou-se na concretização das diversas etapas base para a sua fundação. o lançamento oficial da associação decorreu no dia 9 de dezembro na Casa da América Latina em Lisboa com a presença dos seus sócios fundadores: a aicep Global Parques, a Baía do Tejo, a Madeira Parques Empresariais, a Sapec Parques Industriais, a TecParques, – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, a Terinov – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.
Em 2022 a Associação irá promover o seu crescimento, apresentando-se aos seus potenciais associados, todos o gestores de ALE, nomeadamente aos municípios e às entidades que podem contribuir para os diversos grupos de trabalho que a associação irá promover. Será lançado ainda no primeiro trimestre de 2022 o site appeportugal.pt. e realizado no primeiro semestre o primeiro painel para abordar publicamente temas de relevância para o sector, como os fundos comunitários disponíveis, e o estabelecimento de comunidades de energia em parques empresariais.
É extremamente importante a representação do território nacional na associação para que a APPE possa ser um ator relevante para o crescimento económico nacional.
Aproveito a oportunidade para convidar todos os municípios e gestores de áreas de localização empresarial nacionais a juntarem-se à APPE – Associação Portuguesa de Parques empresariais.

Os Parques industriais e logísticos são muito mais do que edifícios industriais, armazéns logísticos, pipelines e estradas de acesso. Para melhor entender, quão importantes são os mesmos numa altura em que a competitividade e reconhecimento nacional são fundamentais?
Os Parques empresariais, devidamente qualificados, garantem a competitividade nacional nos processos de angariação de investimento estrangeiro. As eficiências, que devem apresentar nos processos de instalação de empresas, são uma mais-valia quando Portugal concorre a projetos de investimento internacional. Um parque empresarial devidamente infraestruturado com as utilidades necessárias à maioria das indústrias, e com boas acessibilidades, permite uma instalação mais económica e rápida ao investidor. Paralelamente, o facto de estas infraestruturas serem partilhadas pelas várias empresas instaladas, como por exemplo uma ETAR, torna mais eficiente o investimento público, aumentando a competitividade nacional. Muito importante são as sinergias estabelecidas entre a empresas, que trocam subprodutos, podem constituir comunidades de energias e partilhar infraestruturas críticas.
Consideramos desta forma que a clusterização e a promoção de medidas que beneficiem a instalação de empresas em áreas qualificadas para tal é fundamental para o desenvolvimento económico nacional, ao invés da instalação desorganizada onde todas as infraestruturas têm que ser colocadas para cada projeto, repetindo-se muitas vezes investimentos elevadíssimos em municípios contínuos, que poderiam ser evitados. Portugal é um país de pequena dimensão, que tem que pensar global e promover todas as regiões, com base nas suas vantagens competitivas, beneficiando da especialização que cada território já desenvolveu e dos centros de saber que acolhe, no que diz respeito aos recursos humanos.

Além de desempenhar eficazmente o seu papel, a aicep Global Parques assume a necessidade de garantir um desenvolvimento sustentável, tendo como prioridade as questões ambientais e de sustentabilidade económica e social das regiões onde se inserem os parques sob a sua gestão, apostando em diversas iniciativas para melhorar a sustentabilidade. De que iniciativas estamos a falar?
A aicep Global Parques é ciosa da sua política de Responsabilidade Social Corporativa. Procura fazer a sua parte para garantir um desenvolvimento sustentável, tendo como prioridades o Ambiente e a Eficiência Energética; a Segurança e a Proteção; e também a Qualificação dos Recursos Humanos, o Empreendedorismo e a Cultura.
Nomeadamente, as nossas preocupações e investimentos em sustentabilidade e eficiência energética, na gestão florestal e manutenção de espaços verde e nos planos de monitorização e mitigação ambiental, são fatores decisivos na escolha das localizações sob gestão da aicep Global Parques por parte dos investidores, mas também na nossa alocação da localização e na definição das condições para o acolhimento de cada projeto.
Em 2021 a área da segurança e da proteção mereceu especial envolvimento com as comunidades locais, nas ações de resposta à crise sanitária e com as corporações de bombeiros dos municípios onde os nossos ativos se localizam, Sintra, Setúbal, Santiago do Cacém e Sines. Paralelamente a aicep Global Parques atribui bolsas de mérito aos melhores alunos do Instituto Politécnico de Setúbal e da ETLA – Escola Tecnológica do Litoral Alentejano, escolas que têm sido estratégicas na adaptação dos seus cursos às necessidades reais das empresas instaladas na região, qualificando mão de obra de excelência para as mesmas.