Início Atualidade “O Mundo encontra-se em Constante Transformação, o que tem obrigado a uma Superação Diária das Organizações”

“O Mundo encontra-se em Constante Transformação, o que tem obrigado a uma Superação Diária das Organizações”

0
“O Mundo encontra-se em Constante Transformação, o que tem obrigado a uma Superação Diária das Organizações”

A GUEDES CORRENTE Consultores surge no mercado com o propósito de criar valor e diferenciação nos ecossistemas locais, regionais e nacionais. Assim, como nos pode descrever qual é a estratégia da marca neste sentido? Que valores aportam que a diferenciam das restantes no mercado?
A GUEDES CORRENTE Consultores é uma empresa altamente especializada na Administração Local, tendo vindo a ser desafiada no último ano a aplicar a sua experiência e especialização no mercado privado, associativo e de solidariedade social. A GUEDES CORRENTE Consultores é uma entidade independente, íntegra e idónea, focada no compromisso assumido com o Cliente, atua focada nos resultados que visa obter, colocando à disposição uma equipa motivada e preparada para o desafio. Nos desafios que nos são colocados o nosso foco está em criar valor, em estimular a nossa criatividade, em transformar e em partilhar. Entendo que o que nos diferencia é o foco, as ferramentas, as competências e os processos que colocamos à disposição dos nossos clientes e que lhes vão permitir adaptar-se rapidamente ao contexto e alcançar os resultados esperados.

Esta é uma marca que adota uma metodologia de partilha de vivências e de conhecimento especializado com os clientes e parceiros. Tendo em conta a transformação digital a que cada vez mais o mundo assiste, de que forma a GUEDES CORRENTE Consultores se tem vindo a adaptar a esta dinâmica?
O mundo encontra-se em constante transformação, o que tem obrigado a uma superação diária das organizações, públicas ou privadas, e das suas lideranças. A situação de constante transformação em que vivemos faz com que a inovação seja mais necessária do que nunca, devendo existir criatividade e criticidade face à mesma. Para fazer face aos novos desafios da transformação digital da Administração Local e da liderança para inovação a GUEDES CORRENTE Consultores tem vindo a procurar desenvolver ferramentas e processos que permitam às organizações públicas locais definir e implementar um ecossistema de inovação digital alinhado com a sua estratégia e com os seus recursos, bem como criar um ecossistema centrado nas pessoas e não na tecnologia. A tecnologia é uma força motriz para o crescimento das organizações, no entanto a tecnologia é melhor quando conecta as pessoas. Entendemos que as pessoas são a chave para a inovação. A sociedade 5.0 (conceito criado no Japão e que com a pandemia ganhou força) está voltada para a plenitude do ser humano e tem a tecnologia como uma aliada. A sociedade 5.0 pretende a convergência de todas as inovações com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos seres humanos nos quais sistemas inteligentes, ao invés de inimigos, contribuem de forma ativa para a evolução de nosso bem-estar. Alinhados com este conceito entendemos que o ecossistema de inovação digital deve privilegiar a qualidade de vida, a inclusão e a sustentabilidade nos nossos territórios. Para que esta transformação digital tenha o resultado esperado é fundamental que as lideranças estejam aptas a trabalhar com os processos de inovação, que detenham estratégias que lhes permitam obter uma vantagem competitiva consistente e que consigam dispor de recursos que lhes possibilitem alavancar resultados. É igualmente importante que os líderes das organizações das públicas ou privadas fortaleçam as suas competências, nomeadamente, de comunicação, de liderança e de inovação. Acredito que o desenvolvimento destas competências irá permitir-lhes mobilizar as suas equipas, os seus parceiros e quem investe, habita e visita seus territórios para uma estratégia inclusiva, sustentada e que proporcione uma melhor qualidade de vida. Este é o momento de nos alinharmos numa estratégia local, regional e nacional para a inovação digital que permita o crescimento sustentado da nossa economia e que nos diferencie dos demais.

Para a Vera Guedes, quão gratificante é liderar uma equipa de excelência? Que hábitos não prescinde de maneira a que nunca se desviem da qualidade com que se comprometem?
Liderar pessoas tem sido para mim uma experiência de superação diária, que me tem permitido crescer e desenvolver todos os dias. Os anos de 2020 e 2021 foram anos de grande transformação pessoal e profissional. Estes dois anos permitiram-me desenvolver e aplicar novos processos de liderança, tendo sido fundamental o processo de desenvolvimento que tenho vindo a fazer com uma mulher inspiradora, a Susana Torres, a maior referência de alta performance em Portugal. Para garantir que a minha equipa nunca se desvia da qualidade a que se compromete com os nossos Clientes, trabalhamos diariamente a disciplina, a organização, a calendarização e a avaliação contínua dos nossos objetivos. É para nós fundamental garantir a qualidade e a satisfação dos nossos Clientes, logo somos uma Equipa altamente comprometida com os desafios e com a confiança que o nosso Cliente depositou em nós.

Quais são, por fim, as grandes oportunidades que 2022 lhe trará a nível pessoal, e a nível profissional, nomeadamente enquanto CEO e fundadora da GUEDES CORRENTE Consultores?
Acredito que ano de 2022 vai ser um ano de transformação e de superação, individual e coletiva. O mundo está altamente desafiante e temos de ter a capacidade de olhar para as adversidades como uma nova oportunidade de superação. É minha convicção que o poder da informação está no uso que lhe damos, o poder da humildade está na capacidade que temos de reconhecer que existe alguém melhor que nós e que todos os dias devemos nos superar e encontrar uma versão melhor de nós mesmos.