Início Atualidade “Para toda a Guernica existe uma La Dance”

“Para toda a Guernica existe uma La Dance”

0
“Para toda a Guernica existe uma La Dance”

Vamos falar sobre um assunto que atualmente tanto nos diz respeito a todos… A Guerra da Rússia para com a Ucrânia. De que forma considera que este acontecimento impactará o nosso país?
Penso que é ponto assente nos dias que correm, que uma guerra, qualquer que seja a sua motivação (histórica, religiosa, política, económica…) e qualquer que seja a sua localização, afetará a configuração do nosso planeta, a uma escala global. Esta é uma das consequências do processo de globalização. Acho que a resposta instintiva a esta questão será a de que, de uma perspetiva económica, o nosso país, assim como os restantes países da Europa serão extremamente prejudicados. Quer devido à redução da produção de bens de primeira necessidade, como ao consequente aumento do preço desses mesmos bens. Também não podemos esquecer que este conflito originou o maior fluxo de migração na Europa, após a segunda guerra mundial (considerando aqui não só a emigração, mas também a deslocação dentro do próprio país), o qual culminará numa alteração geopolítica do nosso Continente. A curto prazo todos os países serão afetados de forma negativa. Quer a nível dos mercados, quer de uma perspetiva social. Estas alterações económicas e demográficas exigem uma resposta e um esforço por parte de todos nós, enquanto seres individuais e enquanto país. E penso que essa mesma resposta tem sido dada de forma eficiente. Aliás, se compararmos a resposta que demos a este conflito com a resposta que demos a outros conflitos como a guerra da Síria ou no Myanmar, observamos uma enorme discrepância.

Assim, qual a sua visão sobre o mesmo?
Atentemos que esta é uma guerra pela Liberdade e pela Democracia e é isto que é importante relembrar diariamente. Ainda que com ela venham inúmeras atrocidades, não podemos deixar de louvar a união e a coragem de um povo que, ainda que se encontre em desvantagem militar (e não só), se insurge contra o opressor/invasor. E com este exemplo de coragem ganhamos todos. Lembremo-nos de que a Democracia e a Liberdade não são dados garantidos e de que as devemos cultivar e preservar. O que está a acontecer na Ucrânia é uma violação cabal dos Direitos Humanos. É patente o desrespeito pela vida humana e o desrespeito da soberania de um povo que tem uma identidade própria e que quer manter essa mesma identidade. Mais, que pretende preservá-la a muito custo. Nenhuma guerra é bonita. Morrem crianças, morrem velhos, morrem animais. Os mais vulneráveis tornam-se mais vulneráveis ainda. Morrem aqueles que se predispõem a ficar para combater e aqueles que não se predispondo, ficam na mesma. O medo e o sofrimento a que está exposto o povo ucraniano é uma tremenda injustiça. Mas para toda a Guernica existe uma La Dance. Que esta luta sirva de exemplo, para que nunca mais deixemos vingar os opressores, como deixámos em 2014 aquando da anexação da Crimeia. Que esta luta sirva para libertar da obsessão de um homem, não só o povo ucraniano, mas também o povo russo.