Início Atualidade “Desinformação é outra grande pandemia que vivemos em todo o Mundo”

“Desinformação é outra grande pandemia que vivemos em todo o Mundo”

0
“Desinformação é outra grande pandemia que vivemos em todo o Mundo”

No dia 12 de julho de 1821 foi promulgado um decreto em Portugal que, pela primeira vez, estabeleceu a abolição da censura prévia e a regulamentação do exercício da liberdade de imprensa. Neste sentido, ao longo dos anos, qual tem sido a importância desta prática e do seu papel na democracia?
A liberdade de pensamento e de expressão é um dos bens mais preciosos que o ser humano tem e conta-nos a história que a censura e a opressão tem um efeito nefasto nas civilizações, porque não têm acesso a informação, ao conhecimento e isso traduz-se em ignorância.
A liberdade de expressão é um direito fundamental além de estar previsto na Constituição e ser um pilar desta, permite que as sociedades sejam livres, justas e solidárias. Permitiu-nos que de forma livre déssemos o nosso contributo a sociedade, por exemplo através do voto, que nos permite de forma informada optarmos por quem queremos que nos represente. Possibilitou ainda debater ideias e de nos expormos a diferentes opiniões que podem ser concordantes ou não, mas que nos vai permitir obter mais conhecimentos e até criar o nosso próprio pensamento.

Na sua opinião, qual a melhor forma de combater a desinformação?
Desinformação é outra grande pandemia que vivemos em todo o Mundo e revela-se um problema nas sociedades democráticas. Hoje em dia e com a evolução das tecnologias e o modo como as pessoas têm acesso as informações são um problema. A internet pode ajudar-nos em muitos sentidos, mas por outro lado se não soubermos de que forma devemos de procurar essa informação pode ser um desastre.
Qualquer pessoa pode ter acesso a um computador e de forma pouco consciente escrever um texto pouco científico ou irreal que pode induzir em erro os outros. Porque não há nada que certifique essa informação e por isso acho que a melhor forma de combater é utilizarmos as novas tecnologias e a internet de forma cuidadosa e tentarmos sempre perceber se aquela notícia é verdadeira, se a pessoa que a escreveu é credível e se existem outros locais que podem corroborar essa mesma notícia.