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StampStar: Aposta continuada em tecnologia e inovação

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StampStar: Aposta continuada em tecnologia e inovação

Sendo uma empresa integradora de produtos e serviços que atua na área das Tecnologias da Informação, Comunicação, Telecontrolo e Monitorização, tem de ser – e é – capaz de tirar o máximo proveito da inovação que, cada vez mais, pertence ao mercado. Consciente disto mesmo, a StampStar dedica-se diariamente ao desenvolvimento e comercialização de soluções M2M – Machine to Machine, que resultam numa tecnologia que permite estabelecer uma comunicação inteligente entre máquinas e a evolução para um mundo mais sustentável, eficiente e ecológico e concede a oportunidade de usar a informação que os objetos têm em seu redor, para gerar soluções inteligentes de forma automática, sem a necessidade de intermediários.
Assim, a missão da StampStar, ao longo dos seus 13 anos de história, é capacitar e possibilitar as organizações para agirem de forma mais inteligente e eficiente. “Tudo o que desenvolvemos é de forma sustentada. Temos como pedra basilar a diversificação e, principalmente, aquela que acrescenta valor”, inicia Luís Teodoro.
Além disso, existe ainda a componente «equipa» – e provavelmente a que faz maior diferença nesta que é uma empresa reconhecida no mercado. Formada por um conjunto de operacionais com vasta experiência nas áreas das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, Marketing, entre outros, surge complementada através de sinergias entre o know-how tecnológico que a SoftFinança – empresa igualmente distinguida no mercado e da qual Luís Teodoro é Administrador – e o «saber» profundo da StampStar. “Há um esforço de partilha tecnológico e conseguimos, através deste modelo, retirar inúmeras vantagens, nomeadamente dos recursos que são escassos. É difícil recrutar bons profissionais em Tecnologias de Informação e é exatamente por isso que lhes reconhecemos o justo valor do esforço que dedicam para levar este projeto a bom porto”, afirma o nosso entrevistado.
Por todos estes motivos, a StampStar tem todas as condições reunidas para se dedicar àquele que é o seu mercado alvo: a oferta de serviços inovadores à medida das necessidades dos seus clientes.

Serviço SADI Connect – Inovação na segurança e na deteção de incêndios

O core business da StampStar é o SADI Connect e é através dele que a marca diversifica a sua atuação no mercado. Com recurso à inovação, a empresa desenvolveu este sistema para ajudar no trabalho dos Bombeiros, e que se traduz numa proteção mais eficaz com ligação direta aos mesmos: quando o alarme é acionado – por acidente ou incêndio efetivo – as respetivas Corporações dos Bombeiros são alertadas em apenas dois segundos, podendo, assim, desencadear todos os meios e serviços de emergência de forma a colmatar o mais rapidamente possível a problemática.
“O projeto assenta muito na relação de confiança e na parceria entre a Proteção Civil Municipal, as Corporações dos Bombeiros, os locais para se estabelecer as regras de ligação entre o prestador do serviço de emergência e os diversos clientes que possuem as centrais SADI”, esclarece o Sócio Gerente da StampStar, acrescentando ainda que “o trabalho que temos vindo a desenvolver e com o qual norteámos a nossa atividade durante todos estes anos é aprimorar e complementar a solução tecnológica, uma vez que hoje a qualidade da informação é cada vez mais valiosa. Posto isto, nós disponibilizamos um sinal de alerta do edifício onde há um disparo alarmístico e existe uma infinidade de informação que, através desta solução, os Bombeiros têm acesso, tendo, por isso, uma intervenção mais adequada”.
Deste modo, o SADI Connect permite uma redução do tempo de resposta em caso de sinistro, acionando os meios adequados no combate a incêndios ao identificar de forma imediata um conjunto de características essenciais ao desenvolvimento das operações, tais como a entidade e morada do edifício, características dos materiais de construção, número de pisos, elementos críticos do edifício e sua localização, acessos a utilizar, entre outros.

Impacto na segurança da população

Certo é, o SADI Connect utiliza uma tecnologia inteligente para verificar ativamente se os meios de comunicação estão a funcionar e detetar eventuais problemas. Isto, claro está, traz um impacto significativo à segurança da população. Esta solução cumpre e garante um tempo de resposta de apenas dois segundos, o que é fundamental do ponto de vista da segurança que transmite e da perspetiva que, quanto mais cedo as operações de socorro atuarem, menos extensos serão os danos provocados.
Para o Sócio Gerente da StampStar, “tomar conhecimento de um hipotético incêndio mais meia hora ou menos meia hora não é indiferente. Com uma maior celeridade na deteção, comunicação e tratamento dos alarmes, podem ganhar-se minutos preciosos de segurança”.

Analisar o mercado, localizar lacunas e desenvolver soluções inovadoras

A eficácia deste serviço é extremamente importante, principalmente quando se abordam temas como este. Sabe-se que um dos fatores mais determinantes para o sucesso de um combate a um incêndio reside na rapidez de alerta às autoridades responsáveis e no tempo que decorre até à sua atuação efetiva, e é algo a que o SADI Connect vem responder prontamente. Mas não fiquemos por aqui: esta solução é independente do seu sistema de deteção de incêndios, sendo facilmente integrado em qualquer tipo ou marca de central que exista. É por este motivo que “temos vindo a trabalhar com novos parceiros para termos soluções que respondam também a outras áreas, nomeadamente, para as habitações. Atualmente só podemos instalar a nossa solução em edifícios profissionais ou em condomínios devido às regras de manutenção, contudo sabemos que existe cada vez mais a sensibilidade por parte das pessoas em compreenderem a importância do menor tempo possível na comunicação de ocorrências. Assim, prevemos lançar nos próximos meses uma solução parecida à que já temos, mas adequado ao mercado doméstico”, confirma Luís Teodoro.
A aplicação deste modelo de alarmística e atuação remota é ainda desvelada a outros casos, designadamente nas áreas de telecomunicações e de todos os setores onde exista a necessidade de monitorizar o estado de determinados equipamentos.

Será que hoje a inovação é entendida como um importante investimento e não como um custo?

A verdade é que a inovação não se baseia apenas no desenvolvimento de novos produtos, também ajuda a promover novos modelos de negócio e melhora os processos para tornar a vida da população mais fácil e, neste caso, mais segura. Assim sendo, e segundo nosso interlocutor, “na generalidade das empresas a inovação, atualmente, já não é entendida como um gasto, mas sim como uma forte componente de posicionamento no mercado, de forma a acompanharem a tendência de evolução da sociedade e do mundo. Esta é a nossa forma de continuarmos a estar atentos e diligentes”.
Não nos podemos esquecer que emerge uma «aldeia global» onde estamos todos cada vez mais interligados. É por isso importante que existam soluções confiáveis para monitorizar e gerir ativos remotos, quando e onde necessário, como é o caso das soluções StampStar, através de conetividade inteligente. Além do SADI Connect (a sua principal solução) a marca disponibiliza ainda Consultoria M2M e Web World Tracking – uma plataforma online que fornece serviços de acompanhamento, monitorização, visualização e gestão para frotas de veículos, pessoas ou qualquer ativo móvel que precise de ser localizado.

Metas a alcançar

A StampStar não é, na sua génese, uma empresa sprinter. Apesar de ter os olhos postos no futuro, é ao presente que se dedica. Numa perspetiva a longo prazo, a prioridade é consolidar o posicionamento da solução SADI Connect no mercado, o que requer um crescimento expressivo no território nacional: atualmente marca presença em Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Vila Nova de Gaia, Sacavém, entre outras, porém, o objetivo é que esta lista aumente e que esteja no maior número de municípios do país.
“Queremos que o valor da nossa solução seja cada vez maior e que a diversificação seja premente. O nosso propósito é que, até 2025, possamos ter uma cobertura de cerca de 50% dos municípios portugueses com este serviço. Pretendemos manter a robustez e a qualidade da solução e iniciar a nossa atuação em setores distintos e em outros nichos de oportunidades através de parcerias onde, em conjunto, possamos retirar o máximo potencial desta inovação. Face a estes objetivos, gostaríamos ainda de permanecer com estabilidade interna. É fundamental para os nossos colaboradores, para a organização e para os clientes”, finaliza Luís Teodoro.
Olhando para o vindouro, a StampStar reconhece que a inovação será cada vez mais real e terá consequentemente um impacto nas nossas vidas, sendo essencial não só para o avanço da sociedade, mas também para a sustentabilidade, respeitando princípios de desenvolvimento económico, social e ambiental.