Retrato do impacto dos concertos dos Coldplay na economia da cidade de Coimbra

A SIBS, em parceria com a Coimbra Business School - ISCAC, apresentam os dados de consumo resultantes dos concertos dos Colplay na cidade de Coimbra.

Data:

Os dados do SIBS Analytics mostram que, entre os dias 17 e 21 de maio, marcados pelos concertos dos Coldplay na cidade de Coimbra, o número de pagamentos e levantamentos aumentou 28% face ao mesmo período do ano passado.

Os pagamentos feitos por cartões de visitantes representaram 38% dos pagamentos na cidade de Coimbra, entre os dias 17 e 21 de maio. Um crescimento de 14 p.p. face ao período homologo.

Destes pagamentos 84% foram de visitantes nacionais e 16% de estrangeiros. Dos visitantes nacionais destacam-se os das cidades de Lisboa (31%), Porto (17%), Aveiro (12%), Leiria (7%) e Braga (5%). Dos visitantes estrangeiros destacam-se os Espanhóis (35%), Franceses e Brasileiros (10%), Norte Americanos (6%) e Ingleses (5%).

Dos 28% de crescimento total registado pelo SIBS Analytics, é de salientar que o crescimento dos pagamentos de residentes cifrou-se em 5% enquanto que o dos visitantes foi de 105%.

De realçar que os métodos de pagamento digitais continuam a ter uma adoção cada vez mais forte. O MB WAY teve um crescimento do número de transações de 96% face ao período homólogo.

Numa análise concreta ao setor da restauração e alojamento, os pagamentos subiram 86% quando comparado com os dias 17 a 21 de maio de 2022. Na restauração, o aumento foi de 87% enquanto que, no alojamento, a evolução foi de 41%.

Os dados recolhidos pelo SIBS Analytics mostram também que 77% dos cartões fizeram transações num só dia. Dos 23% dos cartões que fizeram pagamento em mais do que um dia, 57% ficaram dois dias na cidade e 20% ficaram mais do que cinco dias. Houve ainda quem ficasse três dias – 11% – 6% ficaram 4 dias e apenas 5% estiveram na cidade de Coimbra cinco dias.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

Cinemas portugueses com o melhor mês de março em receitas desde 2018

No entanto, o número de espectadores necessário para chegar...

Consignação do IRS fica mais simples com o “Ser Solidário” do MB WAY

Todos os anos, milhões de contribuintes em todo o...

APCC distingue os melhores profissionais da Indústria de Contact Centers

Estes prémios de caráter anual, organizados pela APCC (Associação...