Retrato do impacto dos concertos dos Coldplay na economia da cidade de Coimbra

A SIBS, em parceria com a Coimbra Business School - ISCAC, apresentam os dados de consumo resultantes dos concertos dos Colplay na cidade de Coimbra.

Data:

Os dados do SIBS Analytics mostram que, entre os dias 17 e 21 de maio, marcados pelos concertos dos Coldplay na cidade de Coimbra, o número de pagamentos e levantamentos aumentou 28% face ao mesmo período do ano passado.

Os pagamentos feitos por cartões de visitantes representaram 38% dos pagamentos na cidade de Coimbra, entre os dias 17 e 21 de maio. Um crescimento de 14 p.p. face ao período homologo.

Destes pagamentos 84% foram de visitantes nacionais e 16% de estrangeiros. Dos visitantes nacionais destacam-se os das cidades de Lisboa (31%), Porto (17%), Aveiro (12%), Leiria (7%) e Braga (5%). Dos visitantes estrangeiros destacam-se os Espanhóis (35%), Franceses e Brasileiros (10%), Norte Americanos (6%) e Ingleses (5%).

Dos 28% de crescimento total registado pelo SIBS Analytics, é de salientar que o crescimento dos pagamentos de residentes cifrou-se em 5% enquanto que o dos visitantes foi de 105%.

De realçar que os métodos de pagamento digitais continuam a ter uma adoção cada vez mais forte. O MB WAY teve um crescimento do número de transações de 96% face ao período homólogo.

Numa análise concreta ao setor da restauração e alojamento, os pagamentos subiram 86% quando comparado com os dias 17 a 21 de maio de 2022. Na restauração, o aumento foi de 87% enquanto que, no alojamento, a evolução foi de 41%.

Os dados recolhidos pelo SIBS Analytics mostram também que 77% dos cartões fizeram transações num só dia. Dos 23% dos cartões que fizeram pagamento em mais do que um dia, 57% ficaram dois dias na cidade e 20% ficaram mais do que cinco dias. Houve ainda quem ficasse três dias – 11% – 6% ficaram 4 dias e apenas 5% estiveram na cidade de Coimbra cinco dias.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

Xiaomi anuncia chegada do Xiaomi 14 Ultra a Portugal

Apresentada durante o Mobile World Congress em Barcelona, a...

MARO atua no Porto, Braga e Lisboa no âmbito de digressão ibérica

De acordo com a promotora Last Tour, MARO atua...

Mais de 20% da população sem capacidade financeira para manter casa quente em 2023

De acordo com o Inquérito às Condições de Vida...

IA pode colocar em risco 481 mil empregos na próxima década

A Randstad apresenta o seu mais recente estudo da...