“Queremos reforçar a nossa posição no mercado como um Parceiro de Negócio de Excelência”

A Revista Pontos de Vista conversou com Carina Batista e Inês Maurício, duas “peças” essenciais na excelência do funcionamento da Finpartner no mercado. De todos os pontos abordados com as nossas interlocutoras, uma conclusão “saltou” à vista, ou seja, a imensa satisfação e prazer que estas duas figuras femininas revelam por fazer parte de um projeto de excelência e com pessoas de enorme valor.

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A Finpartner tem vindo, ao longo dos anos, a especializar-se na prestação de serviços de contabilidade, fiscalidade e consultoria a nível nacional e internacional. Enquanto Supervisora, quais são os grandes fatores que determinam a posição diferenciada da empresa no mercado?
Carina Batista (CB)
A Finpartner sempre teve uma visão muito abrangente do que pode oferecer aos seus clientes. Na Finpartner não procuramos oferecer apenas o que o cliente nos pede, somos ambiciosos e gostamos de ir mais além. Procuramos oferecer um serviço 360 graus, se o cliente precisa de um serviço de contabilidade, nós sugerimos oferecer o nosso apoio com a gestão de tesouraria da sua empresa, se o cliente necessita de consultoria fiscal, porque recentemente se mudou para Portugal, nós oferecemos ajuda com a contratação de determinados serviços de valor acrescentado para o cliente, como, por exemplo, apoio médico, a procura de uma escola para os seus filhos, tudo isto faz toda a diferença para os nossos clientes, que muitas vezes chegam até nós completamente perdidos.
É um serviço prestado por pessoas e para pessoas, e esse lado humano é algo que gostamos de oferecer aos nossos clientes, ou não fosse a oferta de um serviço personalizado uma parte fundamental da Missão da Finpartner. Para a Finpartner, cada cliente é um cliente e não há dois iguais, por isso tentamos adaptar-nos a cada um deles e às necessidades com que nos chegam.
A par disto, somos uma empresa inovadora, apostamos muito em tecnologia que nos permitiu não só tornar o nosso trabalho menos rotineiro, como desenvolver automatismos que nos ajudam a gerir o dia a dia da Finpartner de forma muito mais fácil.
O Marketing tem também um papel fundamental no seio da organização, gostamos de inovar, de chegar aos nossos clientes das formas mais originais, como é, por exemplo, o caso da App que desenvolvemos, ou do robot Finny;
Em conclusão, diria que é a forma apaixonada como toda a equipa da Finpartner se envolve nos pontos já referidos, que ajudam a torná-la numa empresa com uma posição diferenciadora no mercado.

A Inês Maurício é Supervisora na Finpartner há dois anos. O que é que esta experiência lhe tem trazido até ao dia de hoje?
Inês Maurício (IM) O meu percurso na Finpartner, começou em agosto de 2020, como elemento da equipa de contabilidade interna, equipa esta que é responsável pela contabilidade da Finpartner.
Foi bastante desafiante, admito, pois durante o meu percurso profissional, sempre lidei com clientes externos, de diversas áreas de negócios e todos com as suas características, maneiras de pensar e de trabalhar, e há sem dúvida uma grande mudança quando se deixa esta realidade e se passa a fazer parte da contabilidade interna.
Posteriormente, em 2021, surgiu o convite para abraçar um novo projeto dentro da Finpartner, fazer parte da equipa de gestão enquanto supervisora. Aceitei este convite de imediato, sabia que ia ser muito desafiante, iria passar a ter mais responsabilidades, a ter de gerir equipas, a ter de lidar novamente com clientes externos, mas senti que era o caminho a seguir, e até hoje nunca me arrependi de ter abraçado esta oportunidade.
Enquanto supervisora, fiquei alocada aos temas de controlo interno e IT da nossa organização.
Enquanto os temas de controlo interno, tais como o reporte à Administração estão diretamente ligados à contabilidade, os desenvolvimentos tecnológicos estão apenas parcialmente. Foi necessário adquirir conhecimentos na área tecnológica que nunca me imaginei ter, mas isso faz toda a diferença no dia a dia da nossa empresa, e permite que muitas das tarefas rotineiras dos contabilistas sejam automatizadas.
Se há algo importante que retiro deste caminho, é que a aprendizagem e os desafios são diários e sem dúvida que o meu crescimento ao longo destes dois anos na posição de supervisora, me fez evoluir tanto a nível profissional como pessoal.

Contudo, além da sua cronologia de sucesso no que diz respeito à atividade que desenvolve, quando falamos da Finpartner, estamos também a falar de uma marca que contribui e valoriza os seus Recursos Humanos? O que fomenta esta ideia?
CB
As pessoas é que fazem as organizações, e não o contrário. Por isso é essencial para a Finpartner valorizar os seus Recursos Humanos e contribuir para a sua satisfação diária. Apostamos nos nossos Recursos Humanos, na sua formação dentro e fora da Finpartner; Gostamos que as pessoas tenham a liberdade para expressar as suas ideias, aplicando igualmente um estilo de liderança democrático, aumentando assim a criatividade dentro da empresa, por isso gostamos de ouvir as ideias desde o elemento mais júnior ao mais sénior, todos contribuem de uma forma geral para tornar a Finpartner no que a mesma é hoje em dia; A par disso, e não menos importante, temos vindo a desenvolver gradualmente a introdução do horário flexível e o teletrabalho, que são tão importantes nos dias de hoje para manter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, tendo recebido dos nossos colaboradores feedback bastante positivo.

Sabemos que o sucesso e o reconhecimento desta marca andam lado a lado com a equipa forte e estável que a integra. Que mais-valias este profissionalismo e dedicação traz ao mercado e às soluções que apresenta no mesmo?
IM O slogan da Finpartner é “Your business partner”, e é isso que queremos transmitir para o mercado, queremos ser os parceiros de negócio dos nossos clientes.
Somos uma equipa muito jovem e dinâmica o que nos faz querer sempre fazer mais e melhor, não nos contentamos com o suficiente, como tal tentamos estar sempre um passo à frente a nível tecnológico, de marketing e até mesmo nas atualizações legislativas que são constantes.
Deste modo, tentamos ser uma referência num mercado que por vezes se encontra um pouco estagnado, o que faz com que os nossos clientes nos procurem por sermos um pouco irreverentes na nossa área.

Que balanço faz da sua ligação com a Finpartner até ao momento? Como é trabalhar numa empresa que opera a nível local e internacional?
CB O balanço é bastante positivo, pois acredito na Missão e nas pessoas da Finpartner. Temos uma liderança forte e uma equipa unida, que procura dar o melhor de si todos os dias e a todos os nossos clientes.
Trabalhar numa empresa como a Finpartner é desafiante, pois contactamos com clientes de todo o Mundo e com culturas e expetativas bastante distintas, no entanto, vejo isto pessoalmente como um ponto bastante positivo, e que faz com que não hajam dois dias iguais na Finpartner, e temos sempre novos desafios para superar.

Tendo em conta a atividade que a Finpartner exerce, como nos pode descrever o impacto que a marca tem tido na vida dos seus clientes e das suas empresas? O que é que tem feito da mesma a parceira ideal?
IM Tal como referi na questão anterior, queremos ser o parceiro de negócios ideal para os nossos clientes.
Estamos cientes da importância que a nossa área, a contabilidade e gestão, tem no dia a dia dos nossos clientes, como tal, apostamos em fortalecer ao máximo as relações com base na confiança entre ambas as partes.
Por sermos uma equipa tão jovem e dinâmica, apostamos diariamente em formação, desenvolvimentos tecnológicos, tudo o que nos permita prestar um serviço com a mais alta qualidade, e sem dúvida que é isso que marca a vida dos nossos clientes e que por sua vez faz de nós os parceiros ideais.

A Carina Batista é uma peça fundamental nesta esfera. Assim, como perspetiva o futuro da marca no mercado? O que gostaria de ver alcançado?
CB Não tenho qualquer dúvida de que a Finpartner se encontra no caminho certo para um dia ser vista como uma empresa e marca de referência no mercado nacional e internacional. Tudo em que apostamos, desde os nossos Recursos Humanos, Tecnologia, Marketing, Qualidade, serviço personalizado e diferenciado ao cliente, ajudam-nos a superar todos os desafios e a levar o nosso nome, marca e perspetivação de valor acrescentado mais além.

Já do ponto de vista interno, o que faz desta marca uma das melhores para exercer funções, seja em que área for?
IM A Finpartner é uma empresa um pouco diferente das que tipicamente fazem parte da nossa área de negócio. É uma empresa com um ambiente familiar, mas com as ambições de uma empresa de grandes dimensões a nível internacional e na minha opinião é isso que nos distingue.
Seja em que área de atuação for, existe um ambiente de entreajuda, uma vontade de aprender, vontade em fazer diferente do que é o dito normal. A equipa que constitui a Finpartner sabe que pensar fora da caixa é uma mais valia, que todas as ideias e sugestões são bem-vindas.
Quando entramos para a Finpartner sabemos que não seremos apenas contabilistas, que não vamos estar o dia inteiro a lançar documentos e a cumprir com obrigações fiscais, teremos sempre um papel fundamental em áreas como o marketing e o IT, por exemplo.
Estamos diariamente a desafiarmo-nos pessoal e profissionalmente, a ter que trabalhar com temas que não são tão comuns para os contabilistas, mas na minha opinião isso é um dos principais motivos que faz da Finpartner um local perfeito para se exercer funções.

Falemos, por fim, do futuro da Finpartner e da sua ligação com a mesma neste «prazo». Que objetivos gostaria de ver alcançados? O que almeja desta união?
IM O nosso local de trabalho é a nossa segunda casa, dedicamos tanto tempo ao trabalho como à vida pessoal, como tal, estarmos num local que nos faz feliz é fundamental.
Quanto ao projeto Finpartner, é algo que me cativa desde o primeiro dia, é um projeto que vivo intensamente, como tal, é sem qualquer dúvida, que sei que o meu futuro será nesta casa, que também já considero ser um bocadinho minha.
Quanto ao futuro da Finpartner, acredito que será de sucesso, que a marca continuará a seguir o seu caminho e que se irá afirmar ainda mais no mercado.
Tal como referi anteriormente, na Finpartner não nos contentamos com o suficiente, queremos ser os melhores e é para isso que trabalhamos diariamente.
Sabemos que o futuro não é possível de prever, mas a expansão em território nacional e internacional é algo que almejamos e para o qual trabalhamos diariamente. Queremos reforçar a nossa posição no mercado como um parceiro de negócio de excelência, e é para este objetivo que continuaremos a trabalhar.

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Revista Pontos de Vista Edição 130

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