Início Pontos de Vista no Feminino “Lutei muito para chegar aqui”

“Lutei muito para chegar aqui”

“Lutei muito para chegar aqui”

Mulher apaixonada, profissional focada, Raquel Zita Gomes foi construindo um legado ao longo de 18 anos na área da medicina dentária, tendo fundado o seu primeiro espaço, em parceria, em Albergaria a Velha, corria o ano de 2004. “Esse projeto ainda existe e tem tido bastante sucesso”, revela a nossa entrevistada, lembrando que este foi o seguimento que levou à abertura da clínica denominada por Raquel Zita Dental Clinic, em 2010, “e que tem sido um enorme êxito, pois aqui temos como principal preocupação os nossos pacientes e a melhoria da sua qualidade de vida”, esclarece a nossa entrevistada.

Novos projetos, a mesma filosofia

Nunca parar é o segredo de Raquel Zita Gomes, que agora pretende apostar num espaço de formação, já adquirido, na zona do Campo Alegre, no Porto, e que pretende funcionar como um culminar de um dos principais objetivos da nossa interlocutora, ou seja, a formação. “Esta possibilidade surgiu em 2013, pois foi um período em que comecei a fazer muitas palestras a nível internacional e tive algumas marcas interessadas em colaborar comigo e isso levou-me ao regresso à minha universidade, algo que me levou a realizar um doutoramento”, esclarece, lembrando que esta foi uma forma de juntar o útil ao agradável, ou seja, “era uma ambição que tinha, apesar de não ser uma prioridade, mas tudo se formou para seguir esta dinâmica e como eu precisava de um projeto, decidi enveredar pela vertente do doutoramento e entrámos 12 profissionais no mesmo, tendo sido eu a aluna a entrar com a nota mais alta”, afirma a nossa entrevistada, lembrando que este projeto não foi fácil. “Naturalmente que não, pois conciliar a vida profissional com a pessoal nunca é um caminho simples e é necessário muita perseverança e dedicação para singrar e alcançar o que pretendemos”, assume convicta a nossa entrevistada.

Abordando ainda a vertente deste centro de formação, será que o mesmo irá surgir já em 2020? A nossa interlocutora ainda não sabe, mas “não deverá faltar muito para ver concretizado mais um dos meus objetivos”, assevera Raquel Zita Gomes, lembrando que este centro de formação terá também a capacidade, depois de ver o seu nome construído a nível nacional e internacional, de “trazer as pessoas aqui e isso era algo que pretendia e ansiava”.

Mas o que tem a nossa entrevistada que a faz querer mais? “Teimosia”, assume a nossa interlocutora, “teimosia no bom sentido, naturalmente e eu sou e sempre fui, porque todos nós queremos algo mais e todos temos momentos em que só queremos desistir, mas eu não sou assim e não desisto de ir à luta. Quero ir mais além e isso está relacionado com a minha personalidade. Quero sempre mais e não falo de questões financeiras, mas de valorização pessoal e profissional, pois é isso que me preenche. As pessoas que conheço e que têm sucesso numa determinada área, normalmente têm muita paixão pelo que fazem e acho que esse é o meu gatilho, ou seja, essa paixão que tenho por esta área e pela valorização pessoal e de tudo em que decido fazer”.

Divas in Dentistry em destaque

Assumindo que hoje é uma Mulher realizada, Raquel Zita Gomes não deixa de falar sobre a questão do género e da importância da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Mas será que ser Mulher alguma vez lhe criou obstáculos no seu percurso? “Sem qualquer dúvida”, revela e lembrando que, felizmente, este cenário está a mudar, mas a um ritmo lento. “Senti-me, em determinados momentos, injustiçada pelo simples facto de ser mulher e isso também me levou a fazer mais e a querer. Felizmente que a própria sociedade começa agora a mudar, e também na própria área da medicina dentária começamos a assistir a essas alterações, porque também temos valor e também podemos chegar a outros patamares e eu sou um claro caso disso mesmo, ou seja, que é possível lá chegar”.

Neste sentido, Raquel Zita Gomes faz parte de diversos movimentos que promovem a relevância das mulheres na sociedade, mais concretamente no domínio da medicina dentária em Portugal e no Mundo. Um dos movimentos é denominado por Divas in Dentistry, que tem cerca de 20 países associados e em que cada país tem uma líder nacional, sendo que em Portugal é a nossa interlocutora a líder do mesmo. “Este movimento tem o desiderato de colocar as mulheres desta área em conexão um pouco por todo o mundo e decidi associar-me ao mesmo quando começou, ou seja, em 2014 e tem crescido muito”, revela, lembrando que a ideia não é promover o feminismo fundamentalista. “De todo. Não somos feministas, mas realistas, porque hoje em dia cerca de 80% da medicina dentária é composta por mulheres e temos de mudar alguma coisa, algo que temos vindo a fazer e que tem sido promotor de atenção por parte da comunidade destas áreas. Já fizemos o primeiro congresso sobre a alçada das Divas in Dentistry em que convidamos 15 palestrantes femininas e vamos voltar a realizar um evento semelhante, agora na Croácia, onde vamos ter alguns homens palestrantes e aqui é que está o foco, pois não pretendemos qualquer afastamento ou radicalismo entre homens e mulheres, apenas pretendemos que haja um equilíbrio e haja igualdade de oportunidades entre os géneros e que as pessoas alcancem os seus objetivos fruto do seu mérito e valor”, reconhece e conclui a nossa entrevistada.