Início Atualidade Bibliotecas de Lisboa criam projeto para contar histórias online

Bibliotecas de Lisboa criam projeto para contar histórias online

Bibliotecas de Lisboa criam projeto para contar histórias online
Foto e texto : NIT

Ficar em casa é cada vez menos aborrecido. Com o encerramento de muitos estabelecimentos como medida de prevenção da Covid-19, são muitos os projetos e iniciativas que têm surgido para entreter os miúdos enquanto estão em casa.

Além da música e do teatro, chega agora o projeto “Uma história por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”, que partilha contos e histórias todos os dias pela Internet. Tem como objetivo continuar a participar na vida dos leitores, mas desta vez de uma forma mais interativa e inovadora.

De segunda-feira a sábado, às 11 horas, pode reunir a família e ouvir as histórias que vão ser contadas através da página oficial de Facebook da BLX (Rede de Bibliotecas de Lisboa). Susana Silvestre, chefe da Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa, assegura que é um projeto para toda a família: “No fundo, o que nós queremos é entrar na casa das pessoas, gerar uma relação de afeto, de consolo, para que as pessoas não se sintam tão sós.”

Todos os livros de contos utilizados neste projeto foram escolhidos ao pormenor. Além do Facebook da BLX, a iniciativa conta com vídeos de todos os contos da primeira temporada deste projeto no canal oficial de YouTube.

A iniciativa da rede de Bibliotecas de Lisboa já conta com um feedback bastante positivo, tendo alcançado um grande número de visualizações e comentários. Segundo Susana Silveira, “uma das mães comentou no Facebook que ouviu a história e que pediu à filha para fazer um desenho e isso é muito engraçado porque as pessoas estão ansiosas por atividades, e atividades essas que gerem um feedback”. Por isso, a BLX decidiu criar uma galeria com todos os desenhos — feitos pelos miúdos — que lhes chegam diariamente.

A primeira temporada conta com 40 episódios, mas a BLX adianta que está a planear a uma segunda temporada, ainda mais interativa, e com música, programas e atividades para toda a família. A rede até já pondera continuar com o projeto mesmo depois de terminar o período de quarentena.