Máscaras de Uso Comunitário precisam de Qualificação

A indústria portuguesa produz diariamente um milhão de máscaras Sendo a máscara o nosso novo acessório em espaços públicos É preciso garantir que são feitos ensaios para a sua qualificação, visando a eficácia das mesmas e a segurança de todos nós!

Data:

O ISQ disponibiliza aos fabricantes os ensaios necessários para a qualificação de máscaras de uso comunitário Nível 2 e Nível 3, em conformidade com as do documento “Máscaras destinadas à utilização no âmbito da COVID-19 – Especificações Técnicas (Cf. Informação nº 009/2020, de 13/04/2020, da Direção-Geral da Saúde, relativa a «COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Uso de Máscaras na Comunidade). Tem sido grande a procura por parte da indústria têxtil e de ateliers de costura (PME)

Os métodos de ensaio desenvolvidos pelo ISQ para as máscaras de uso comunitário, baseados nas normas aplicáveis, têm em consideração um aspeto muito importante que é o tamanho do vírus SARS-CoV-2. A dimensão do novo coronavírus é muito inferior à das bactérias. Diversos estudos científicos realizados por entidades de referência internacionais desde o início da pandemia, permitem corroborar esta informação e aferir a gama de dimensões deste vírus. “O ISQ, para determinar a eficiência de filtração (EF) da máscara, utiliza um método baseado na EN 13274-7:2019, fazendo uso de aerossóis que permitem simular a dimensão média do vírus. Desta forma, o ISQ determina o valor real da EF face ao vírus SARS-CoV-2, garantindo também a rastreabilidade de todos os resultados”, esclarece Tânia Farinha, responsável do Laboratório de Metrologia Química do ISQ.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 141

Popular

Mais Artigos deste tipo

Como pedir financiamento rápido e seguro sem sair de casa

Atualmente, a tecnologia facilita quase todos os aspetos da...

“Sempre assumi que liderar uma empresa, implica uma visão transversal e global de toda a organização”

No contexto empresarial atual, onde a inovação, a sustentabilidade...

A Humanização como Pilar de uma Nova Visão no Imobiliário

Num setor historicamente marcado por abordagens convencionais e altamente...

“Inclusão efetiva, justiça social, inovação com propósito e equidade de oportunidades”

Visionária, estratega e defensora incansável do empoderamento feminino, Eugénia...