Portal da Queixa recebeu mais de 1.000 reclamações relacionadas com Casinos e Casas de Apostas Online

Desde o início do ano, chegaram ao Portal da Queixa mais de 1.000 reclamações relacionadas com Casinos e Casas de Apostas Online. Entre estas, mais de 300 (28%) são dirigidas às empresas de jogo online não regulado em Portugal. Problemas com o levantamento dos valores (reaver o prémio/dinheiro), burla e contas bloqueadas são os principais motivos de reclamação apontados pelos consumidores. Bettilt, 1xBet, 22bet, Ice Casino e MostBet estão entre as casas de apostas não reguladas com maior número de queixas.

Data:

Portugal tem atualmente um mercado regulado para as empresas de jogo online, assistindo-se ao aumento da oferta de plataformas de apostas online, reguladas e não reguladas. E foi nestas últimas que soou o alarme no Portal da Queixa, com o relato de consumidores a reportar vários problemas e a denunciar prejuízos em milhares de euros.

De acordo com a análise efetuada pelo Portal da Queixa, entre os dias 1 de janeiro e 4 de outubro, foram registadas 1.241 reclamações dirigidas à categoria Casinos e Casas de Apostas, sendo que, 347 das queixas (28%) estão relacionadas com casas de apostas não reguladas em Portugal.

Nesta subcategoria, a principal queixa dos apostadores refere-se a problemas com o levantamento dos valores, ou seja, em reaver o prémio/dinheiro. Este é o motivo invocado em 232 reclamações (67%).

Relacionadas também com as casas de apostas não reguladas estão 47 reclamações por alegada burla (14%) e 21 queixas por conta bloqueada/cancelada (6%).

Segundo apurou a análise, no Top 5 das casas de apostas não reguladas com mais reclamações figuram: a Bettilt (91), a 1xBet (79), a 22bet (58), o Ice Casino (43), e a MostBet a absorver 17 queixas.

Relativamente à empresa mais reclamada, a avaliação aos indicadores de performance revela que a Bettilt é uma marca que se preocupa com a resolução dos problemas que lhe são reportados, registando um Índice de Satisfação pontuado em 84.3 (em 100), e com uma taxa de solução de 99% e taxa de resposta de 100%.

Portal da Queixa ajuda consumidores a jogar de forma mais segura 

Atento a este cenário crescente de reclamações e para ajudar os consumidores a escolher as melhores casas de apostas online, o Portal da Queixa passou a disponibilizar recentemente uma funcionalidade designada: “TOP Casas de Apostas Reguladas em Portugal”. A nova ferramenta foi idealizada para facultar maior informação sobre o contexto e o funcionamento do mercado regulado de apostas online e contribuir para que os apostadores joguem de forma mais consciente e segura, de forma a evitar más experiências.

Para além da regra número um: para serem as melhores, têm de ser casas de apostas reguladas – com licença do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ) -, o Portal da Queixa partilha na plataforma alguns dos critérios que podem pesar na eleição do consumidor quando decide apostar: variedade de mercados para um desporto; ferramentas como cash out e live stream; diversidade nos métodos de pagamento; facilidade de contactar o apoio ao cliente; missões ou desafios com bónus ou apostas grátis e reputação e prestígio internacionais.

“Portugal tem atualmente um mercado regulado para as empresas de jogo online, no entanto, nem todas as casas de apostas são confiáveis. A prova está nas reclamações que temos vindo a receber por parte de quem aposta em casas de apostas não reguladas. Isto leva-nos a voltar a levantar duas das grandes bandeiras do Portal da Queixa: o pesquisar antes de tomar uma decisão e a aposta na literacia digital para combater casos de engano e fraude. Foi também neste sentido, que criamos o ‘TOP Casas de Apostas Reguladas em Portugal’, de forma a evitar más experiências e proporcionar aos consumidores um jogo mais seguro e consciente.”, salienta Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa.

De referir que, nos primeiros seis meses do ano, o jogo online movimentou em Portugal um volume de apostas superior a 5000 milhões de euros. Este crescimento do setor coloca desafios para identificar dinheiro ilícito. Até junho, o regulador (SRIJ) mandou bloquear 105 sites ilegais. As apostas renderam receitas de 305 milhões às donas das plataformas.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 134

Popular

Mais Artigos deste tipo

“O comprometimento é a base, é a sustentabilidade para que possamos vingar no mundo empresarial”

Numa agradável entrevista e repleta de vida, sentimento e...

Por uma melhor qualificação e diferenciação dos Recursos Humanos

Formação e Certificação são duas ferramentas essenciais para, seja...

Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, reforça a importância da ligação ao tecido empresarial

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) tem investido fortemente...

“O CTCV tem desempenhado um papel central no estímulo à inovação sustentável em Portugal”

Numa perspetiva empresarial ou organizacional, não há nada mais...