eiC – Parceiro preferencial na Certificação

Fundada há 23 anos, mais concretamente no ano 2000, a eiC – Empresa Internacional de Certificação, assume-se como um player de relevo, prestígio e reconhecimento pelo seu papel de enorme contributo no seio da certificação, tanto a nível nacional, como internacional. Sendo acreditada desde 2001 para a certificação de Sistemas de Gestão, Produtos e Serviços, a eiC procura acompanhar sempre as operações dos seus clientes e promover soluções distintas e diferenciadas com o objectivo de melhorar a performance das organizações que escolhem a eiC como parceira.

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Assim, todos os serviços prestados pela eiC, obedecem a um portfólio que prima pela abrangência, qualidade e compromisso com a adequação das necessidades dos clientes/parceiros, oferecendo um vasto leque de certificações fundamentais em diversos setores e mercados. A Revista Pontos de Vista esteve à conversa com Aline Cortez, Administradora da empresa, que nos deu uma visão mais profunda e pormenorizada sobre a forma de atuação da marca e de como a mesma assegura a clientes, parceiros ou até a entidades reguladoras, que o produto ou serviço fornecidos pela entidade auditada são confiáveis.

Que a marca tem sucesso, disso não existem dúvidas, até porque em pouco mais de duas décadas, o número de empresas certificadas ultrapassou o milhar e meio. Um número revelador do trabalho intenso e de qualidade que tem sido realizado pela eiC, que se assume como uma entidade independente, “mas sobretudo que garante uma grande proximidade aos clientes e a desenvolver os serviços prestados sem perdas de tempo, sem percursos complicados e sem intervenções desnecessárias. Esta «desburocratização» é importante, até porque hoje tempo é dinheiro e as empresas não se podem dar ao luxo de perder tempo e nós garantimos essa celeridade, aliada a um forte complemento de seriedade, compromisso e segurança”, revela a Administradora da eiC – Empresa Internacional de Certificação, entidade acreditada pelo IPAC (Instituto Português da Acreditação) para a certificação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança de Informação, Investigação Desenvolvimento e Inovação, entre outros); presta, ainda, serviços de certificação de produtos, de serviços e de controlo de produção em fábrica.

Gestão de Proximidade e Personalização

De renome internacional, a eiC abrange a sua atuação a diversos mercados geográficos, mantendo sempre uma linha orientadora e consolidada assente no compromisso de produzir valor. Assim, além de estar presente em Portugal, a eiC abarca mercados distintos e díspares, como Espanha, Itália, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Uruguai e Chile. “O rigor na análise, a responsabilidade assumida, a proximidade e sólida parceria com os clientes são dos valores mais importantes para a eiC. Deste modo, é uma preocupação da eiC continuar a evoluir e procurar continuamente novos processos e ferramentas que ajudem a apresentar soluções de certificação às solicitações dos diferentes clientes que surgem. Na eiC queremos apresentar-nos como uma empresa dinâmica, de confiança e fiabilidade irrepreensíveis. Fazemos uma gestão de proximidade com os nossos clientes, sempre com a melhor competência técnica, boa capacidade de resposta e sentido de oportunidade, sem esquecer o rigor e credibilidade que a atividade de certificação exige”, salienta Aline Cortez, lembrando que o sucesso de um projeto de certificação passa por alcançar “um sistema que se adapte às necessidades da organização/empresa, que prove a sua utilidade e que seja realmente colocado em prática no quotidiano da entidade, tudo isto em prol do almejado processo de melhoria contínua”.

Sensibilizar para a valia da Certificação

Para uma empresa alcançar uma certificação é necessário que siga vários requisitos. O objetivo é sistematizar os processos da empresa de forma a diminuir riscos, ganhar qualidade, ter melhor controle, e ainda conquistar credibilidade diante do consumidor. A empresa que se preocupa em procurar a certificação demonstra assim uma preocupação acrescida com a qualidade de seus serviços e com a satisfação de seus clientes. Além disso, a certificação, na visão dos consumidores, é uma “garantia” de qualidade e de compromisso com os próprios, sendo que para o universo empresarial é uma ótima oportunidade de conquistar reputação no mercado, fidelizar clientes, e atrair novos públicos. Mas quais são as reais dificuldades e obstáculos que uma empresa encontra no momento de obter uma certificação? “Temos de compreender que a obtenção da certificação é a conclusão de um processo que consome muitas horas de trabalho”, afirma Aline Cortez, assegurando que este processo começa na implementação do sistema de gestão de acordo com o previsto na Norma selecionada, onde se procura construir um sistema que além de promover uma resposta concreta aos requisitos necessários, reflete ainda a cultura e a estratégia da empresa”, esclarece, reconhecendo que o principal obstáculo existente num processo de certificação, ainda são as Pessoas, “até porque é complicado que haja uma adesão total a este modelo e consequentemente levar as pessoas a acreditar nos benefícios que daí resultarão para a organização em si e para os próprios individualmente . Esse é o grande «calcanhar de Aquiles» num desafio de uma certificação, que temos vindo a ultrapassar, até porque existe um trabalho de sensibilização para que esta realidade seja evidente e aceite”.

Desta forma, fica claro que a motivação dos colaboradores num objetivo comum é essencial para o sucesso de um processo de certificação, até porque isso leva a que todos os intervenientes acreditem na relevância de um sistema de gestão no funcionamento e na orgânica de uma empresa/organização com resultados positivos e impacto na melhoria do seu dia a dia e nos seus resultados pessoais, assumindo, portanto, um incremento da competitividade da marca/empresa/organização.

Certificação – Muito mais que uma questão de Imagem

Sabemos, portanto, que a eiC é hoje um dos principais players no universo da Certificação, apostada em certificar vários setores, sendo um verdadeiro parceiro de negócio, que tem como fito acrescentar valor às empresas, munindo-as de ferramentas essenciais para o sucesso e melhoria dos negócios e isto ganha outro impacto, pois sabemos que hoje vivemos num mundo cada vez mais global e competitivo, onde somente os mais preparados e dotados das melhores práticas conseguirão singrar.

Assim, é evidente que existe um beneficio para a imagem que decorre da certificação, “até porque as empresas que adotam a certificação gerem melhor as suas fragilidades e os seus pontos fortes, proporcionando uma sequência e uma estratégia de indicadores que, devidamente colocados em prática, promovem e potenciam uma gestão com base em valores reais resultante de medições, garantindo uma avaliação adequada, concreta e correta das tomadas de decisão”, afirma a nossa interlocutora, assegurando que a eiC continuará a dizer presente no mercado, “pois pretendemos continuar a gerar e a fomentar uma cultura de melhoria continua e de satisfação de todas as partes”, conclui a Administradora da eiC – Empresa Internacional de Certificação.

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Revista Pontos de Vista Edição 130

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