DIA MUNDIAL DA POUPANÇA DE ENERGIA: MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS EDIFÍCIOS COM VIDROS DE ALTO DESEMPENHO

A Guardian Select, a marca que reúne o grupo de fabricantes de unidades de vidro isolante de Espanha e Portugal que cumprem os rigorosos requisitos de excelência exigidos pela Guardian Glass, ressalta a importância de um envidraçamento eficiente para a eficiência energética na construção.

Data:

No contexto das comemorações do Dia Mundial da Poupança de Energia, a Guardian Select, a marca que reúne o grupo de fabricantes de unidades de vidro isolante de Espanha e Portugal que cumprem os rigorosos requisitos de excelência exigidos pela Guardian Glass, ressalta a importância de um envidraçamento eficiente para a eficiência energética na construção.

As janelas dos edifícios são uma das soluções construtivas que podem contribuir para a melhoria da eficiência energética das habitações, e convém recordar que 80% da superfície das janelas são ocupados pelo vidro, material-chave para melhorar o desempenho de uma janela. O relatório “Glazing Potential Energy Savings & CO2 Emission Reduction”, da Glass For Europe, destaca o importante papel do vidro de alto desempenho na hora de considerar medidas para a poupança energética na construção.

Em Portugal, com a utilização do tipo adequado de vidro de alto desempenho, a quantidade de energia consumida pelo setor da construção poderia ser reduzida em 19% no ano 2030, segundo os dados deste relatório. Os especialistas e peritos do setor recomendam, portanto, que se deixem para trás as janelas ineficientes e se instalem janelas eficientes com vidros de alto desempenho que proporcionem maior isolamento térmico e controlo solar para ajudar à poupança de energia em aquecimento e ar condicionado, além de aumentar o conforto dos ocupantes.

O que é um vidro de alto desempenho?

Os vidros de alto desempenho, como o vidro inteligente Guardian Sun, são vidros com propriedades melhoradas de isolamento térmico e controlo solar. A estes vidros de alta tecnologia aplica-se um revestimento permanente que lhes confere tais propriedades. O Guardian Sun, incorporado num vidro duplo, tem um valor U (transmitância térmica global) muito baixo, ou seja, é dotado de uma grande capacidade de isolamento. Além disso, permite a entrada de apenas 43% da radiação solar, ao passo que deixa passar 70% da luz natural. Tudo isso mantendo um aspeto neutro.
Um exemplo concreto: o uso do vidro inteligente Guardian Sun num vidro duplo 4/6/4 permite poupar até 38% nas faturas de ar condicionado e até uma média de 14% nas faturas de luz e gás, de acordo com os resultados obtidos num estudo realizado pela TECNALIA. O estudo foi realizado numa casa de 100 m2 em Madrid, com orientação noroeste, construída antes de 2006, onde os vidros duplos 4/6/4 com caixilharia de alumínio sem rutura térmica foram substituídos por vidros duplos Guardian Sun, com rutura térmica e árgon. Aquecimento e ar condicionado por sistema de bomba de calor.

Importa realçar a importância não só da escolha dos produtos, como o vidro inteligente com controlo solar Guardian Sun, mas também da escolha dos profissionais fabricantes de unidades de vidro isolante, bem como dos outros profissionais que participam na cadeia de valor da janela, fabricantes de outros materiais da janela, fabricantes de janelas e instaladores.
Para a Guardian Select, o passado dia 21 de outubro, no qual se celebrou o Dia Mundial da Poupança Energética, é uma data assinalada no calendário sem esquecer que os fabricantes membros desta marca trabalham todos os dias para fabricar e comercializar unidades de vidro isolante com vidros de alto desempenho, que são incorporados em janelas e fachadas e contribuem para a melhoria da eficiência energética das casas e dos edifícios. Estes fabricantes de vidro duplo e triplo em Espanha e Portugal são selecionados pela sua atitude de compromisso com a excelência e por um desejo de contínua melhoria nos processos de fabrico.

Inicio

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo