DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, recentemente divulgada.

Data:

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma dotação de montante global de 35,6 milhões de euros, o que representa um reforço de cerca de 15 milhões de euros em relação ao ciclo 2023-2024.

Serão seis os concursos a abrir este ano: Cruzamento Disciplinar, Circo e Artes de Rua (com uma dotação anual de 2,22 milhões de euros); Dança (1,68 milhões de euros); Música e Ópera (2,46 milhões de euros); Teatro (5,04 milhões de euros); Artes Visuais (1,8 milhões de euros); Artes Performativas, Cruzamento Disciplinar e Artes de Rua (4,62 milhões de euros).

Em relação aos quatro primeiros concursos, o apoio abrange Criação, Edição, Formação e Ações estratégicas de mediação. O de Artes Visuais abrange Criação, Programação, Edição, Formação e Ações estratégicas de Mediação, e o de Artes Performativas, Cruzamento Disciplinar e Artes de Rua diz respeito a Programação.

A declaração anual estabelece ainda o prazo limite de montante de abertura de dois concursos do Programa de Apoio em Parceria: Arte pela Democracia, com uma dotação de um milhão de euros e cujas candidaturas abriram em fevereiro, e Arte e Periferias Urbanas, com uma dotação de 500 mil euros, e que deve abrir até ao final de maio.

A declaração anual da DGArtes para 2024 prevê ainda a abertura de oito concursos do Programa de Apoio a Projetos, um outro do Programa de Apoio em Parceria, de Arte e Coesão Territorial, e o Programa de Apoio da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, cujos montantes e prazos limites de abertura serão definidos pelo novo Governo, cuja constituição será hoje conhecida e que toma posse na terça-feira, 2 de abril.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...