Início Atualidade Comissão Europeia pede fim dos limites às viagens “o mais rápido possível”

Comissão Europeia pede fim dos limites às viagens “o mais rápido possível”

Comissão Europeia pede fim dos limites às viagens “o mais rápido possível”
Foto e Texto: NIT

pandemia do novo coronavírus continua bem ativa na Europa, mas numa altura em que a maioria dos países estuda o regresso faseado a alguma atividade, vem um apelo de certa forma inesperado da Comissão Europeia: que os Estados-membros levantem restrições às viagens na União Europeia (UE) “o mais rapidamente possível”, de forma a permitir a retoma do turismo europeu que estima perdas de faturação de 50%.

“De forma a permitir que o turismo seja retomado, o colégio [de comissários] considera que as restrições às viagens devem ser levantadas o mais rapidamente possível, evitando discriminações com base nas nacionalidades e tendo em conta os desenvolvimentos epidemiológicos”, declarou a vice-presidente da Comissão Europeia Věra Jourová, citada pela Lusa.

A responsável lembrou que este é um dos setores que mais pesa no Produto Interno Bruto (PIB) europeu, num total de 10%, sendo transposto em 27 milhões de empregos diretos e indiretos.

Věra Jourová adiantou ainda que “os serviços da Comissão estão a trabalhar em diretrizes concretas” para o setor do turismo, nomeadamente no que toca aos transportes, orientações que serão divulgadas nos próximos dias e a pensar no próximo verão.

Segundo um estudo divulgado no passado fim de semana, as primeiras estimativas indicam que Portugal está entre os países europeus onde o turismo mais vai cair em 2020.