Dicas básicas para manter a segurança do seu carro

As máquinas e aparelhos eletrónicos necessitam de manutenção constante para manterem os níveis de segurança. Sendo um automóvel, mais cuidados devem ser tidos pois a sua própria segurança depende desses cuidados.

342

Se concorda com a afirmação, saiba que existem cuidados básicos que devem ser mantidos no seu automóvel. Quer saber quais são? Continue a leitura.

7 dicas básicas para manter a segurança de um automóvel
1. Faça uma revisão profissional com frequência
Embora existam vários cuidados que podem ser mantidos pelo dono do carro, muitos problemas passam despercebidos e só são detetados aos olhos de um profissional. Decidimos colocar esta como primeira dica devido à sua enorme importância.
Manter uma revisão periódica diminui o risco de avarias e aumenta a vida útil do motor; de forma resumida, protege-o a si e ao seu carro. Existem outras vantagens, como a economia do combustível, portanto mantenha uma visita regular.
Um problema que acontece com frequência é a avaria ou o mau funcionamento dos travões; esse problema pode ocorrer devido às pastilhas ou discos. Para mais informações, pode consultar a página de travões de disco na pecasdecarros24.pt.
2. Mude o óleo
A mudança de óleo é uma das dicas mais básicas, mas mais importantes, para quem tem um carro. Se tem dúvidas de como fazer esta dica de manutenção, peça apoio profissional para as primeiras vezes.
Esta mudança deve ser feita com a frequência aconselhada pelo fabricante. Lembre-se que cada carro é um carro e, o que funciona para uma marca e modelo, pode não ser o mais indicado para outra marca ou modelo.
3. Reponha a pressão dos pneus e, se necessário, mude os mesmos
O sustento do carro, o contacto constante com o piso e o atrito são apenas algumas das caraterísticas relacionadas aos pneus. O nível de pressão adequado aos seus pneus encontra-se nas informações do fabricante.
Lembre-se que a pressão baixa provoca um aumento da fricção, levando ao desgaste mais rápido e ao aquecimento dos pneus. Já a pressão mais alta do que o recomendado leva à não aderência dos pneus à estrada.
Se tem dúvidas quanto a este procedimento, pode deixá-lo para as revisões periódicas. O mecânico irá, ainda, avaliar a necessidade de mudança de pneus e o alinhamento da direção.
4. Mude o filtro de ar
O filtro de ar, geralmente, encontra-se num local pouco acessível, principalmente para os menos experientes. Se for o caso, guie-se pela quilometragem indicada no livro.
No entanto, caso consiga observar o filtro, verifique a sujidade do mesmo; se estiver sujo, chegou o momento de o trocar.
5. A componente elétrica é de grande importância!
A componente elétrica é muito importante num carro, portanto dê-lhe a atenção merecida. A verificação desta componente deve ser feita com o mecânico. Este irá avaliar a bateria, as luzes, os vidros, entre outros componentes elétricos do carro.
6. Lembre-se do limpa para-brisas
As escovas do limpa para-brisas, quando não usadas com frequência, podem ressecar e riscar o para-brisas.
A troca destas escovas é relativamente fácil e pode ser feita por si mesmo, mas se preferir pode pedir o apoio de um profissional. Compre escovas de qualidade para garantir uma maior durabilidade e, ainda, assegurar uma boa visibilidade aquando o seu uso.
7. Por último, tome atenção a qualquer alteração
Todas as dicas acima são importantes, mas, mais importante, é manter-se atento a possíveis alterações no seu carro.
Por exemplo, o automóvel tem aumentado o consumo de combustível? As luzes do carro sofreram alterações? A temperatura está mais elevada do que a temperatura normal ou recomendada? Estes são alguns sinais de que deve levar o automóvel a um profissional.
Esteja atento, ainda, a alterações no seu cinto de segurança – por exemplo, desgaste –, a luzes no painel, entre outros.
Em 2018, o número de acidentes com vítimas em Portugal continental foi de 34.235, segundo um estudo do website Pordata. São diversas as razões que levam a estes acidentes rodoviários, mas se mantivermos o nosso automóvel sem problemas, podemos salvar vidas.

Tem tomado os cuidados mencionados acima com o seu carro? Lembre-se que, de todas as dicas, a revisão regular é a mais importante, portanto marque a sua.