Há um novo Forretas.com em que é possível comparar o preço de mais de oito milhões de produtos

Há mais de 10 anos a facilitar as compras dos portugueses, o Forretas.com posiciona-se desde julho do ano passado como um site comparador de preços. Após um ano de testes para melhorar a plataforma, a marca oficializa agora o lançamento do seu novo serviço, que permite comparar o valor de mais de oito milhões de produtos em cerca de 850 lojas e 16 categorias diferentes.

Data:

A evolução da plataforma para comparador de preços implicou um investimento na ordem dos 350 mil euros. Atualmente, 70% das compras realizadas via Forretas.com resulta do serviço de comparação de preços, 20% advém da oferta de descontos e 10% da aplicação de cupões e promocodes. Isto porque, apesar do novo posicionamento, o Forretas.com mantém o serviço de agregador de descontos e continua a apresentar promoções diárias em produtos e serviços em categorias como restauração, hotelaria, experiências, beleza, massagens, cultura, entretenimento, entre outras.

“Aumentámos em 450% o número de lojas presentes no comparador de preços, um crescimento muito significativo tendo em conta que este serviço é recente, está a funcionar há cerca de um ano”, afirma Gonçalo Poças, realçando que “o objetivo da marca, em três anos, é atingir uma quota de 30% no mercado das plataformas de comparações de preços”.

O novo site distingue-se por apresentar sempre o preço mais baixo em destaque, pela usabilidade simples e intuitiva, bem como pelo aconselhamento que presta ao utilizador com o objetivo de o ajudar a realizar as compras mais inteligentes (principalmente através da secção Dicas para forretas, que reúne uma série de artigos online com conselhos úteis que orientam os consumidores na sua jornada de consumo).

O Forretas.com – uma criação da empresa Clickprofit, que idealiza e gere diversos serviços online – é também a única plataforma em Portugal a incluir nas listas de comparações os preços praticados pelo gigante do e-commerce Amazon. Além do preço, o utilizador consegue ainda comparar características de diferentes artigos, consultar reviews de produto e criar alertas para ser notificado quando os preços baixam.

Como compram e comparam os portugueses?

Com a nova plataforma Forretas.com em pleno funcionamento há mais de um ano, a marca revela ainda os hábitos de consumo e comparação dos utilizadores portugueses, nos últimos nove meses do ano:

  • De janeiro a setembro de 2022, foram realizadas cerca de 1,5 milhões de comparações de preços através do Forretas.com, registando-se um aumento de 52% do 1º para o 3º trimestres.
  • Em média, o utilizador despende de 6 minutos e 38 segundos a comparar até ao momento da compra.
  • Cada utilizador poupa cerca de 42% ao fazer a comparação no Forretas.com, o equivalente a 17,37 euros por ticket.
  • A faixa etária entre os 35 e 44 anos é a que mais compara com recurso ao Forretas.com.
  • “Desporto e lazer”, “Telemóveis” e “Informática e Gaming” são as três categorias de produtos onde os utilizadores mais compararam os preços antes de comprar, respetivamente.
  • Tendo em conta a utilização de todos os comparadores do mercado nacional*, foi possível aos portugueses pouparem 17,5 milhões de euros, por utilizarem estes mesmos sites.

De agregador de descontos a comparador de preços

Foi em 2011, quando o mercado das compras coletivas (sites que oferecem produtos e serviços com descontos) crescia a grande velocidade, que a Clickprofit viu uma janela de oportunidade para criar um serviço que prometia facilitar a vida dos portugueses ao concentrar, numa única plataforma, todas as ofertas de desconto deste setor. Em pouco tempo, o Forretas.com consolidou-se como líder no setor dos descontos, registando uma base de contactos com 600 mil utilizadores e um tráfego mensal com cerca 1 milhão de visitas ao site.

“A partir de 2016, o setor de descontos coletivos foi perdendo relevância, ao mesmo tempo que assistíamos à crescente evolução das compras online, pelo que a nossa entrada no mercado da comparação de preços tratou-se de uma evolução natural, para uma marca que já ajudava os seus utilizadores a encontrar bons descontos e boas oportunidades de compra”, justifica Gonçalo Poças.

E acrescenta: “Comparar antes de comprar é sinónimo de poupança e isso é sempre uma mais valia. Mas torna-se ainda mais fundamental no contexto atual, com a inflação em máximos históricos. Vemos os preços a aumentar: seja no talão de supermercado, nos combustíveis, nas prestações das casas, como nas contas da luz e do gás. Às famílias portuguesas está novamente a ser exigida uma gestão mais apertada dos orçamentos e no comparar também está o ganho”.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 116

Popular

Mais Artigos deste tipo

STCP passa a disponibilizar pagamentos por MB WAY

A partir desta segunda-feira, 28 de novembro, na STCP...

Desinfestação de empresas: a Truly Nolen explica

A Truly Nolen, líder mundial em controlo de pragas,...

Surfista Inês Tralha desenvolve método de ensino do SURF

A surfista Inês Tralha, nome de referência no surf...

Montar e decorar uma casa em 90 minutos? LEROY MERLIN desafiou os portugueses nesta Black Friday

O desafio testou duas equipas, lideradas por Mafalda Castro...