Países da OCDE terminam 2023 com taxa de desemprego de 4,8%, mínimo histórico

Os países da OCDE, que engloba os mais desenvolvidos, encerraram 2023 com uma taxa de desemprego de 4,8%, com 33,2 milhões de pessoas à procura de emprego, o nível mais baixo da série histórica iniciada em 2001.

Data:

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indicou hoje em comunicado que durante todo o ano o desemprego nunca ultrapassou 5% e assinalou que no último mês ficou estável em 21 dos países-membros, aumentou em sete e baixou em cinco.

Em dez países da OCDE, incluindo Portugal, o desemprego juvenil superou os 20%, tendo atingido 28,6% em Espanha, 24% na Suécia e 23,1% em Portugal.

Na União Europeia e na zona euro, a taxa de desemprego ficou em níveis historicamente baixos, de 5,9% e 6,4%, respetivamente, e em dezembro só subiu na Áustria.

Fora da Europa, a organização destacou as subidas registadas em dezembro na Colômbia, onde a taxa de desemprego passou de 10,3% para 10,8% e na Coreia do Sul, onde avançou de 2,8% para 3,3%.

Em Espanha, a taxa de desemprego baixou uma décima percentual para se fixar em 11,7%, o nível mais elevado dos países membros da OCDE.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...