Os nómadas digitais são uma das mais recentes tendências atuais em vários países. No Brasil, estabeleceram-se regras para a concessão de visto e autorização de residência temporária para imigrantes sem relação de trabalho estabelecida no Brasil e cuja atividade profissional possa ser desenvolvida de forma remota – os chamados nómadas digitais – pelo prazo de até um ano, prorrogável por igual período. Atualmente, pouco mais de 40 países possuem visto e condições específicas para nómadas digitais, e o Brasil é um deles.
A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo dá a conhecer alguns dos locais onde os nómadas digitais se podem estabelecer e que prometem experiências diferentes para estes trabalhadores:
1 – João Pessoa – Paraíba
João Pessoa está no topo da lista das cidades mais bem preparadas do Brasil para receber os nómadas digitais, dada o custo de vida, as atrações que oferece e a velocidade de conexão com a internet. Considerada um destino turístico tranquilo, a cidade possui condições geográficas privilegiadas dada a sua proximidade a Natal, Recife e Campina Grande.
A cidade portuária e capital do estado de Paraíba é conhecida como “Porta do Sol” por estar localizada no ponto mais oriental do Brasil. João Pessoa é o principal centro comercial regional de produção de artesanato, incluindo cerâmica, bordado e crochê. A cidade recebe a maior feira regional dedicada ao artesanato e é considerada Cidade Criativa pela UNESCO.
João Pessoa é casa de uma das maiores praias urbanas mais bonitas do Brasil, Tambaú e Cabo Branco ao Sul. Do extremo norte da praia do Cabo Branco, há uma série de barcos que fazem o transporte até ao recife do Picãozinho ou a Areia Vermelha.
Como chegar:
O Aeroporto Internacional de João Pessoa fica a 25 km da cidade. Para voos internacionais pode considerar voar para os aeroportos de Recife, Natal ou Maceió. A partir deste, pode apanhar um autocarro ou carro privado até João Pessoa.
2 – São Paulo – São Paulo
São Paulo é uma das maiores potências em história, economia, cultura e turismo. A sua construção, feita por migrantes de outras regiões do território nacional e imigrantes de vários países, torna São Paulo a cidade mais cosmopolita do Brasil.
A capital, que possui o mesmo nome do estado, possui inúmeras salas de cinema, teatros, centros culturais, museus, edifícios históricos, parques e galerias de arte. A vida noturna de São Paulo é um retrato da cidade: frenética, criativa e democrática. A capital paulista já foi eleita como um dos dez melhores locais do mundo no que se refere a festas e diversões noturnas. A cidade também é consagrada como a capital latino-americana da boa mesa, com uma oferta diversa de cozinha refinada.
Como chegar lá:
O Aeroporto Internacional de São Paulo recebe voos internacionais diretos de várias cidades.
3 – Florianópolis – Santa Catarina
A capital do Estado de Santa Catarina é conhecida como Ilha da Magia, dada a beleza que encanta cada um dos seus visitantes. Floripa, maneira carinhosa como os moradores chamam à cidade, divide-se em duas partes: uma ilha costeira e a pequena península continental que formam a cidade. As duas são unidas pela ponte Hercílio Luz, uma das principais atrações do local.
Com cerca de 100 praias, a região é perfeita para quem gosta de desportos aquáticos. A forte influência dos colonizadores portugueses é identificável na arquitetura, culinária e nas manifestações culturais e religiosas de Floripa. Parte da cidade é área de preservação ambiental, com praias cercadas por morros cobertos pela vegetação da Mata Atlântica.
O surf é um dos destaques da cidade, reconhecido como um local icónico para a prática do desporto no Brasil, Floripa é palco de campeonatos nacionais e internacionais da modalidade. As praias mais procuradas pelos surfistas são a Joaquina e a Praia Mole.
Como lá chegar:
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, recebe voos nacionais e internacionais.
Como solicitar o visto
Para solicitar o visto, o interessado deverá apresentar à autoridade consular os seguintes documentos, entre outros que possam vir a ser exigidos pelas autoridades brasileiras:
I – Documento de viagem válido ou outro documento que comprove a sua identidade e a sua nacionalidade, nos termos dos tratados de que o País seja parte;
II – Seguro de saúde válido no território nacional;
III – Comprovativo de pagamento de emolumentos consulares;
IV – Formulário de solicitação de visto preenchido;
V – Comprovativo de meio de transporte de entrada no território nacional;
VI – Atestado de antecedentes criminais expedido pelo país de origem ou, a critério da autoridade consular e de acordo com as peculiaridades do país onde o visto foi solicitado, ou documento equivalente;
VII – Documentos que comprovem a condição de nómada digital.