Cinco estradas em Portugal para percorrer de moto este Verão

O Verão é sinónimo de bom tempo, o que é logo uma boa justificação para viajar de moto à descoberta de novas paisagens e localidades espalhadas por Portugal.

Data:

A mais consensual e sempre referida acaba por ser a Estrada Nacional 2 (EN2), uma das mais emblemáticas do país com uma extensão total de cerca de 738 km. No entanto, a Bridgestone apresenta cinco outras opções que vale a pena explorar:

  • Estrada Nacional 222 – Considerada uma das estradas mais bonitas do Mundo, estende-se ao longo do Vale do Douro, conta com paisagens verdadeiramente envolventes com as vinhas e o Rio Douro a fazerem parte de todo este cenário. A estrada é sinuosa e estreita em determinadas partes, o que a torna emocionante para os motociclistas.
  • Estrada Nacional 230 – Apesar de ter apenas 64 km, é uma boa opção para apreciar a beleza da Serra da Estrela, com várias curvas durante o percurso e com vários motivos de paragem pelo caminho como Ponte das Três Entradas, a Igreja de Santo Aleixo, as Capelas de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Saúde e as muitas nascentes que podemos encontrar pelo caminho.
  • Estrada Nacional 304 – Reconhecida por várias entidades como uma das melhores estradas do mundo para conduzir, pode aproveitar para conhecer os cantos e recantos da Serra do Alvão. Com curvas largas e permissivas, esta estrada é uma garantia de se sentir envolvido pela Natureza através de cascatas e miradouros, sem esquecer as pitorescas aldeias na região.
  • Estrada Nacional 114 – Descemos um pouco até à região do Ribatejo com esta estrada a permitir apreciarmos toda a beleza das paisagens rurais. Além do verde das vinhas (dependendo da altura do ano), seja em cima da moto ou parado para apreciar mais de perto, é possível explorar castelos medievais e aldeias históricas, ficando-se a conhecer um pouco mais da história de Portugal.
  • Estrada Nacional 507 – Continuamos a descer até ao sul de Portugal Continental para encontrarmos a estrada perfeita para apreciar a beleza do Rio Guadiana. Podemos contar ainda com as curvas da Serra do Caldeirão num ambiente de verdadeira paz e tranquilidade.

Pode encontrar mais sugestões ‘dentro e fora de portas’ no site Motorcycle Diaries que permite ainda guardar as estradas favoritas e criar os próprios diários de bordo.

Cuidados a ter antes de partir à descoberta e durante a viagem

Antes de partir de viagem há aspetos a ter em conta para que possa rodar em segurança e que lhe levam pouco tempo:

  • Verifique o estado dos pneus e a pressão, sendo o ideal que os verifique quando estão frios;
  • Confirme que todas as luzes, sejam elas de presença, travagem ou piscas, estão a funcionar corretamente, bem como a buzina;
  • Veja se a corrente está devidamente lubrificada e se o sistema de travagem – discos, pastilhas, cabos e fluído – está em ordem, sem esquecer o óleo do motor;
  • Quanto à bateria, confirme que está em bom estado e com carga suficiente, assim como o descanso da moto, afinal pode ser necessário ter de aguentar mais peso que o habitual;
  • Por fim, leve uma segunda chave para o caso de perder a primeira durante a viagem e faça um apanhado das estações de serviço, para o caso de ser necessário reabastecer a sua moto;

Desfrute das viagens sem pressas, sempre em segurança e com o devido equipamento de proteção!

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 131

Popular

Mais Artigos deste tipo

CARRIS e SIBS disponibilizam pagamento com MB WAY

A partir de hoje, viajar na CARRIS é ainda...

Workshop “Plano Nacional de Prospeção no âmbito do CRM Act”

No âmbito da recente aprovação, pela Comissão Europeia, do...

Setor da aviação considerado um dos mais atrativos para trabalhar em Portugal

A Randstad lançou mais uma edição do estudo Randstad...