Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo para mulheres vulneráveis na zona de Lisboa

A iniciativa, denominada “Mulheres em Ação”, visa desenvolver um programa de capacitação e empreendedorismo no concelho de Loures. Através da oferta de workshops, formação empresarial e mentoria específica, este programa procura promover o trabalho independente e iniciativas empresariais entre as mulheres que enfrentam o risco de exclusão social.

Data:

A Ajuda em Ação, em conjunto com a Alstom em Portugal e a sua Fundação, promovem o programa “Mulheres em Ação”, no concelho de Loures (Lisboa). No seguimento do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, este programa ganha mais relevância, pois visa promover atividades de trabalho independente para mulheres em risco de exclusão social, através da criação de um programa de formação em costura e em competências de empreendedorismo e de negócio.

Para a implementação deste programa, a Fundação Alstom oferecerá assistência logística e financiará os formadores, os materiais, as máquinas de costura e outras atividades complementares, como mentorias, eventos ou visitas a outros projetos e empresas. A formação abrangerá competências interpessoais (criatividade, pensamento crítico, capacidade de comunicação, trabalho em equipa), competências profissionais (proficiência em técnicas de costura, design de padrões, reutilização criativa de matérias-primas e economia circular) e competências empresariais (plano de negócios, marketing, comunicação digital, técnicas de vendas, etc.).

O objetivo do programa consiste em facultar, às para já vinte mulheres que participam no programa, ferramentas para criarem os seus próprios negócios, impactando de forma positiva e transformadora não só as suas próprias vidas, mas também as suas famílias e comunidades. “O desemprego ou o emprego precário empurra as pessoas para o círculo da pobreza, da exclusão e até da insegurança alimentar. A Ajuda em Ação proporciona às pessoas as competências necessárias para criarem o seu próprio negócio e, assim, terem um meio para se sustentarem e melhorarem a sua envolvente e a sua própria situação de vida. Graças ao apoio da Fundação Alstom, poderemos realizar workshops de costura e empreendedorismo, para ajudar um grupo de mulheres em risco de exclusão a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias”, explicou Mário Rui dos Santos, Diretor Nacional & Programas da Fundação Ajuda em Ação Portugal.

“Desde a sua criação, a Fundação Alstom realizou 297 projetos em todo o mundo. O empenho da Alstom e dos seus colaboradores tem possibilitado, ano após ano, ajudar as comunidades mais desfavorecidas, onde quer que a Alstom esteja presente. É entusiasmante consolidar, em parceria com a Ajuda em Ação, o primeiro projeto da Fundação Alstom em Portugal, que confirma o nosso compromisso com Portugal, também na sua vertente social. Esperamos ter muitos mais projetos destes no futuro”, termina David Torres, Managing Director da Alstom em Portugal.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 132

Popular

Mais Artigos deste tipo

Férias de verão mais descontraídas com o HUAWEI MatePad 11.5’’S

Chegado ao mercado português durante o mês de junho,...

Comprar ou arrendar casa em Portugal: taxa de esforço volta a subir no 2º trimestre

• Comprar casa em Portugal exige 70% dos rendimentos •...

Azulejos para cozinha: cores e design para todos os gostos

Com uma vasta paleta de cores, desenhos e materiais...