“Valores como a Paixão, Exigência, Intensidade, Trabalho, Dedicação e Seriedade são core para nós”

Uma boa gestão do Capital Humano é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Quem não tem dúvidas é Filipa Garcia, CEO da Garcias que garante que a marca está – mais do que nunca - focada nas suas pessoas.

Data:

A Garcias S.A é uma empresa líder de distribuição de vinhos e bebidas espirituosas que se guia por uma cultura interna com valores como integridade, consistência e comunicação interativa. Enquanto CEO, e sabendo que os colaboradores são o maior veículo para de sucesso de qualquer organização, qual diria que é a atual estratégia de Recursos Humanos da Garcias S.A?
A atual estratégia de RH para a Garcias está muito focada na pessoa. Nas nossas pessoas.  Neste momento atravessamos uma fase de mudança interna muito desafiante pois queremos romper com algumas normas mais rígidas e criar um ambiente tranquilo sem descurar a exigência e o espírito de trabalho. Estamos a redesenhar toda a nossa cultura interna e a repensar a estratégia de RH pois queremos chegar mais perto dos nossos colaboradores, proporcionando-lhes não só melhores condições salariais, mas também mais benefícios extra-monetários. Estamos conscientes que este caminho vai demorar o seu tempo a ser percorrido, mas o desafio de chegar ao objetivo é o que nos motiva diariamente.

É legítimo afirmar que a motivação interna diária do Capital Humano, é imprescindível para oferecer à marca o êxito que lhe é merecido? Em que medida?
Estamos a atravessar uma fase difícil para as lideranças. Para todas as pessoas que lideram outras pessoas é importante compreender que tal como nos próprios, as pessoas que lideramos também têm altos e baixos, fases melhores e piores e, na minha opinião, temos que ter alguma intuição neste relacionamento. Para a maioria de nós os fatores de motivação profissional são variados, tais como condições salariais, outros benefícios flexíveis, equilíbrio da vida pessoal e profissional, distância casa-trabalho, possibilidade de teletrabalho, entre outros. Quem lidera tem que perceber quais são importantes para as pessoas diretamente na linha abaixo e, assim, poder ajudar o colaborador e facilitar o seu dia a dia de forma a cumprir o que for mais importante para ele. Em alguns dias maus que partilhei com o meu Pai ele dizia-me sempre “Amanhã vai ser um dia melhor” e lembro-me várias vezes desta frase agarrando e absorvendo a sua força para o meu dia a dia. Assim, tentamos passar a nossa essência às nossas equipas diária, semanal ou mensalmente com a força que nos carateriza há 41 anos. Garcias é uma família e valores como a Paixão, Exigência, Intensidade, Trabalho, Dedicação e Seriedade são core para nós.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...