Iberdrola assina Green Recovery Alliance, manifesto para a recuperação económica pós COVID-19

Energia Verde como garante da preservação do Ambiente e do desenvolvimento económico

Data:

• Líder Mundial em Energia Renovável assume há 20 anos uma estratégia assente em critérios ambientais
• Transição Energética será o motor do relançamento da economia mundial, pós COVID-19
• Iberdrola produz energia 100% verde em Portugal, contribuindo ativamente para a descarbonização da economia do país
• Modelos de negócios sustentáveis serão o alicerce para uma sociedade mais justa, equitativa e competitiva

Energia verde como motor da economia
A redução da pegada ambiental rumo a um futuro sustentável enfrenta, atualmente, novos desafios causados por uma crise sem precedentes. Várias organizações mundiais uniram-se para pressionar os decisores políticos a estabelecerem um compromisso para uma recuperação económica alicerçada num futuro sustentável. A Green Recovery Alliance, manifesto do qual a Iberdrola é signatária, baseia-se no Pacto Verde Europeu, tendo como premissa o investimento criterioso, que permita a convergência total entre o desenvolvimento económico e o meio ambiente.
A recuperação económica dos países impactados pelo novo coronavírus terá como vetor a sustentabilidade do planeta, por forma a criar as condições para a sustentabilidade económica e social. No âmbito da Green Recovery Alliance, a Iberdrola reitera a sua convicção e investimento num modelo de negócio limpo, confiável e inteligente que substitui a produção com fontes contaminantes por energias limpas, intensificando a descarbonização e eletrificação da economia.
Em linha com as instituições europeias, a Iberdrola defende que o futuro assentará na confluência total entre sustentabilidade, inovação e crescimento económico. Só desta forma se criará riqueza e emprego qualificado e duradouro, cuidando dos recursos presentes e acautelando o bem-estar das gerações futuras.
Neste Dia Mundial do Ambiente, a Iberdrola reafirma a sua aposta firme no cumprimento das metas ambientais europeias como via única para um desenvolvimento económico robusto e sustentável.
Na linha da frente há mais de 20 anos
O processo de descarbonização e transição energética fazem parte da identidade corporativa da Iberdrola há mais de 20 anos. A preservação do meio ambiente, em simultâneo com o desenvolvimento económico e social, são os alicerces da sua atuação. De referir que os investimentos, que permitiram à empresa antecipar a transição energética desde então, ultrapassaram os 100.000 milhões de euros.
A Iberdrola é líder mundial na produção eólica e está na vanguarda das demais energias renováveis, posicionando-se entre os maiores produtores de energia no mundo, principalmente em Espanha, no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Brasil e no México.
O seu crescimento sustentado e com uma visão de longo-prazo permitiu-lhe ser uma das empresas líderes do mundo no século XXI.
Projetos mundiais emblemáticos
Energia Eólica Offshore
A Iberdrola, na vertente da energia eólica offshore, conta com novos projetos como o Complexo Eólico britânico East Anglia Hub; o Parque Eólico offshore de Saint-Brieuc, primeiro grande projeto de energia eólica offshore na Bretanha francesa; o Parque Eólico de Vineyard Wind, nos Estados Unidos da América (EUA) e o Parque eólico offshore Baltic Eagle, no Mar Báltico.
Energia Eólica Onshore
Em relação à energia eólica onshore, que se obtém ao transformar a energia cinética dos ventos (em terra) em eletricidade, o Complexo Eólico de Oitis na América Latina; o Complexo eólico da Paraíba; o Complexo Eólico Cavar em Espanha e o Projeto Port Augusta na Austrália, são as novas grandes estruturas que irão garantir o fornecimento desta energia renovável.
Energia Hidroelétrica
Na energia hidrelétrica, que aproveita a força hídrica de um desnível ou de uma queda de água, a Iberdrola apresentará a sua representatividade em Portugal com a Gigabateria do Tâmega, formada pelas barragens de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega, uma das iniciativas de energia mais importantes da história de Portugal e um dos maiores projetos europeus dos últimos 25 anos.
Energia Fotovoltaica
N energia solar fotovoltaica, que provém da conversão da luz solar em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico, as quatro Centrais Fotovoltaicas: Francisco Pizarro, Núñez de Balboa; Ciudade Rodrigo e Ceclavín, são as novas estruturas desta energia renovável em Espanha, assim como a Central Fotovoltaica de Lund Hill, localizada em Washington, é a nova aposta Fotovoltaica da empresa nos EUA.
Responsabilidade Social e Ambiental
Os desafios das mudanças climáticas são grandes, exponenciais e exigem soluções com a mesma magnitude, com ambiciosos planos de investimento. Para poder alcançá-los, a Iberdrola trabalha, diariamente, para diminuir a poluição ambiental e aposta na eletrificação como a opção mais eficiente e tecnologicamente disponível para descarbonizar os usos energéticos, através de uma geração elétrica limpa e sustentada em energias renováveis.
Proteger o meio ambiente e impedir a perda de biodiversidade, combater as mudanças climáticas e os seus efeitos, assim como, ter um papel interventivo nas mudanças de comportamento que devem ser cimentadas junto da sociedade são algumas das dinâmicas já enraizadas na cultura organizacional da Iberdrola.
O planeta é o maior ativo da espécie humana, pelo que a sua preservação e respeito devem ser um imperativo categórico. No Dia Mundial do Ambiente, a Iberdrola reforça o seu compromisso com a sociedade atual e as gerações vindouras.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...