«O Logótipo Vermelho para a Inovação de Produtos é 100% centrado no Consumidor»

A Revista Pontos de Vista conversou com Philippe Gelder, CEO da Voted Product of the Year Worldwide. Entre outros detalhes, o interlocutor garantiu a importância que tem a presença do logótipo da marca nos produtos, bem como, no que diz respeito ao futuro, a metodologia continuará a ser a melhoria no atendimento das necessidades e exigências dos consumidores. Fique a par.

Data:

O Voted Product of the Year é o maior prémio do mundo votado pelos consumidores para inovação de marketing, que orienta os consumidores para os melhores novos produtos disponíveis no mercado. Nesse sentido, quais têm sido os impactos do papel que desempenham junto a quem confia na aprovação da marca?
No geral, o famoso logótipo vermelho mundial para a inovação está a contribuir para o impressionante aumento das vendas. Os nossos clientes dizem-nos que observam um aumento de vendas de +25% em média quando usam o logótipo na propaganda e na embalagem. Faz uma grande diferença quando os consumidores devem decidir entre várias ofertas de produtos nas prateleiras. Esses resultados obviamente podem mudar dependendo da categoria do produto e da participação do mercado existente. O logótipo vermelho para a inovação de produtos é 100% centrado no consumidor (votado por consumidores e feito para consumidores), e muito mais forte do que a palavra « novo » numa embalagem, por exemplo. Na França, 73% dos profissionais do comércio dizem que o logótipo tem mais impacto, de acordo com o estudo da revista LSA em julho de 2022.

Sabemos que, o Voted Product of the Year, contribui para a melhoria das escolhas dos consumidores. Quais são os principais fatores que diferenciam este de outros prémios de inovação e marketing?
Não existem muitos outros logótipos como o nosso que premeia produtos com menos de 24 meses de existência no mercado. A nossa empresa oferece um ecossistema exclusivo de logótipo de certificação do consumidor. A nossa proposta de negócios exclusiva tem várias vantagens: – 100% votado por consumidores, não especialistas ou profissionais da rede, sem conflito de interesses de uma pesquisa baseada na base de fãs dos concorrentes. É a verdadeira voz dos consumidores. – Verdadeiramente independente e bem pensado (mais de 35 anos de experiência em metodologia). Estão a ser conduzidos por institutos de pesquisa independentes líderes e reconhecidos como Nielsen IQ, Kantar, GFK e IRI. Representa um enorme investimento em todo o mundo de centenas de milhares de euros que é uma garantia de um sério investimento metodológico e de I&D. – É, na maioria dos países onde operamos, reconhecido pelos consumidores com confiança e no país de origem, França, a notoriedade é de 90%! – Proporciona um impacto real nas vendas e cerca de 40% dos nossos clientes são clientes recorrentes. – Na França e na maioria dos países onde operamos, todos os produtos vencedores estão sendo testados através de uma aplicação de teste de consumidor real. – Em Portugal o prémio é suportado por uma certificação da norma ISO.

Sabemos que o Voted Product of the Year está estabelecido na França desde 1987, e atualmente opera em mais de 45 países. Prestes a comemorar o Dia Nacional da França, em que medida a marca colabora para o bom desenvolvimento do país?
Há sempre um certo orgulho pelo país natal quando um empreendedor local desenvolve uma ideia que se torna um conceito líder e de sucesso em todo o mundo. Qualquer empresa de sucesso contribui de alguma forma para o crescimento do seu país ou pelo menos para a sua imagem. No nosso caso, a empresa realmente tornou-se uma “empresa mundial” e cada especificidade local é algo que consideramos seriamente para fazer do Voted Product of the Year em cada país um reflexo das características locais. Dito isto, sendo o país inicial a França, com Paris como mercado principal, é muito importante em dois aspetos: – A força da representação comercial francesa no exterior para nos ajudar a encontrar os parceiros certos; – A atratividade e sedução de Paris quando as pessoas vêm e descobrem a nossa cerimónia de premiação montada nesta bela cidade.

No dia 14 de julho foi comemorado como o Dia Nacional da França. Como é vivida essa efeméride dentro do Produto Votado do Ano?
Embora as tendências pós-covid impulsionem os produtos feitos localmente em todos os países onde operamos, devemos admitir que os produtos FMCG são globalizados. Não tocamos muito nesse tema porque durante este período estamos ocupados a trabalhar na identificação das inovações para se tornarem candidatas à próxima competição. Talvez um dia o governo francês reconheça o logótipo como símbolo do empreendedorismo francês e nos peça para participar do desfile… Francamente, o nosso objetivo é continuar a ser todos os dias do ano, o logótipo favorito de qualquer cidadão em qualquer país em que operamos. O ano todo!

É certo que a inovação é o foco principal da marca, um segmento onde possuem insights valiosos. Além da inovação, que outros fatores contribuem para tornar único o Voted Product of the Year?
Se tivéssemos que escolher um, a proposta única de venda seria a metodologia e a garantia de um processo muito bem controlado e rigoroso. Acreditamos no nosso mundo permanentemente conectado, onde os consumidores podem expressar as suas opiniões com facilidade, as marcas não podem mais enganar e usar logótipos ou conceitos sem provas tangíveis e metodologia sólida.

Quão fundamental é, para o Voted Product of the Year, estar sempre a par das tendências e inovar as suas metodologias de avaliação?
É essencial. Temos uma equipa de profissionais 100% focados em insights, dados, tecnologia e inteligência de negócios que acompanha qualquer movimento e evoluções, networking com influenciadores e formadores de opinião e profissionais do trade para poder antecipar e manter a nossa metodologia atualizada até à presente data. Trabalhamos com uma empresa líder em pesquisa, mas investimos muito dinheiro para acompanhar a evolução do mercado. É essencial, e acreditamos neste investimento para construir e reforçar constantemente a nossa credibilidade.

São uma marca que defende que um novo produto ou inovação de sucesso é uma arma perfeita para aumentar a penetração das marcas num ambiente económico adverso. Assim, que valor agregado vem dessa ação, tanto para o consumidor quanto para as marcas?
A perceção da inovação é extremamente importante nas decisões de compra. Os consumidores estão dispostos a pagar um prémio por bens e serviços inovadores. Metade dos consumidores diz que comprou um novo produto sem entender completamente o que ele fazia ou como funcionava apenas porque achava que era “bom”. A inovação é vista como vital para impulsionar a compra e melhorar a autoimagem do cliente. Inventar, reinventar e ouvir o consumidor é o que torna uma empresa inovadora. Nesta era digital, os consumidores sabem que a inovação é impulsionada por empresas que ouvem as pessoas, entendem e respondem às suas necessidades e continuam a melhorar os produtos atuais.

Enquanto CEO do Voted Product of the Year, quais são os principais desafios e oportunidades que se esperam no mercado no futuro próximo?
O meu trabalho é tornar o logótipo mais credível em todo o mundo. Garantir que a metodologia continua a melhorar e esteja alinhada com as necessidades e exigências dos consumidores. Melhorar constantemente o alcance do logótipo, a presença mundial e a conscientização em cada país em que operamos. Precisamos de garantir que as marcas priorizam o nosso logótipo porque é o mais eficaz e traz um valor agregado real quando colocado num pacote. Além disso, estamos à procura de novas iniciativas como o nosso recente logótipo Private Label que faz muito sucesso em países onde os lojistas também são inovadores, mas também iremos com outras extensões de conceito porque os nossos parceiros em todo o mundo são grandes empreendedores e ainda têm muita energia para lançar novas ideias.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...